Festival “Estes romanos estão loucos”

O Museu de Lisboa – Teatro Romano, aproveitando os últimos dias de um verão tardio, convida os lisboetas a irem conhecer no próximo fim de semana o legado latino, deixado pelos nossos amigos romanos, na cidade de Lisboa.

Museu de Lisboa
Festival “Estes romanos estão loucos” - ®DR

 

Durante três dias, diversas atividades, terão lugar no sítio arqueológico, no museu e nas ruas envolventes, oferecem uma nova perspetiva meio a sério meio a brincar, sobre o passado romano de Lisboa.

A sério e a brincar, o museu propõe um fim-de-semana diferente e aliciante porque, afinal, todos nós somos romanos (e também um pouco loucos).

Entre outras atividades, haverá oportunidade de, com o verdadeiro grafitter Gonçalo Mar experimentar a sua vocação, numa arte que já existente na época romana. As paredes das casas de Pompeia estão cheias deles.

Também é possível que nunca venha a precisar de uma coroa ou de um colar dourado, mas vai aprender a criá-los. Se não é arqueólogo e se sempre pensou que divertido seria sê-lo, esta é a oportunidade para experimentar.

Descubra ainda como homens e mulheres se mostravam à sociedade. A vanitas romana, ou a vaidade da beleza, era um aspeto relevante na vida romana. Os penteados, os tecidos, a cosmética ou as joias eram determinantes no estatuto dos cidadãos. Afinal, hoje, não somos assim tão diferentes.

Estas são algumas das sugestões que lhe deixamos. Mas existem muitas mais atividades. Desde concertos a palestras, observação de planetas e degustação de iguarias romanas e até da poção do amor.

A entrada é gratuita, contudo sujeita a inscrição prévia e levantamento de bilhete para algumas das atividades

O programa completo pode ser consultado aqui