“Música em Cerromaior” em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André

A iniciativa “Música em Cerromaior”, ciclo de concertos dedicado à música erudita decorre em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, entre os meses de outubro e de dezembro. O primeiro concerto aconteceu no dia 4 de outubro, no Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, com o Coro Ricercare.

Santiago do Cacém
“Música em Cerromaior” em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André - ®DR

 

O próximo concerto está agendado para dia 25 de outubro, às 21h30, em Vila Nova de Santo André, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM), com o espetáculo de Música de Câmara da Orquestra Sinfónica Juvenil. Este é um concerto intimista e valida a oportunidade de o público poder apreciar os instrumentos de corda num formato singular distinguindo melhor a sonoridade de cada um destes instrumentos.

Jaime Cáceres, Vereador com o Pelouro da Cultura, salientando a qualidade e gratuitidade dos concertos referiu que “quer no domínio da música orquestral, quer coral, o Município de Santiago do Cacém vai ter oportunidade de assistir a obras de grandes compositores da história da música e de vários períodos.” Embora esta edição do “Música em Cerromaior” decorra alternadamente entre Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, segundo Jaime Cáceres, está “já previsto que, nas próximas edições, o projeto seja estendido também a outras freguesias do município”.

Dia 16 de novembro, às 21h30, realiza-se a Gala de Ópera da Orquestra Sinfónica Juvenil, no AMAC. Um espetáculo que é uma viagem a toda a história das óperas que marcaram a sua existência desde o século XVIII. A interpretação de grandes áreas de ópera que ficaram marcadas por figuras como Luciano Pavarotti, Carreras ou Plácido Domingos.

Dia 7 de dezembro, às 21h30, a Orquestra Clássica do Sul atua no auditório da ESPAM. A formação apresenta “Mediterrânea – Influências Mediterrânicas” num programa inspirado em obras de compositores dos países do Mediterrâneo, numa viagem musical com passagem por Portugal, Espanha, França e Itália.

Os concertos têm entrada gratuita.

 

 

 

 

Fonte: CMSC