Foda à Monção. Quem experimenta, repete!

Se o tema é dado a muitos trocadilhos e graçolas, a verdade é que apenas se refere a gastronomia. Este prato único do Alto Minho que tem vindo a conquistar multidões, foi galardoado no “7 Maravilhas à Mesa” e tem uma Confraria, a Confraria da Foda.

Monção
Foda à Monção. Quem experimenta, repete! - ®DR

 

O Município de Monção, com o apoio dos restaurantes do concelho, promove nos fins de semanada de 19 e 20, 26 e 27 de outubro de 2019,o Cordeiro à Moda de Monção, prato típico conhecido localmente como “Foda à Monção”.

Mas em que consiste “Foda à monção”? É um prato de cordeiro, feito em forno de lenha, acompanhado por um arroz de sabor indescritível e inigualável, também ele confecionado em forno de lenha. A iguaria é uma referência na gastronomia de Monção, tendo os monçanenses adotado a designação popular do prato, o qual tem presença obrigatória nas ementas dos restaurantes do concelho.

Esta é uma altura de celebração que segundo António Barbosa, Presidente do Município de Monção, é um “evento gastronómico, feito com carinho pela tradição e paixão pela autenticidade, onde o melhor da gastronomia tradicional se complementa com a realização de iniciativas culturais e desportivas, não vai faltar a alegria, o entusiasmo e a hospitalidade da gente local, sempre disponível para lhe mostrar como somos e o que sentimos, fazendo com a que a nossa casa seja também a sua casa”.

Assim é, pois ao longo do evento, quem visitar um dos restaurantes recomendados, vai deparar-se com uma mesa premiada (sopa, vinho, prato principal e sobremesa) no concurso nacional dedicado às 7 maravilhas do nosso país. Além da conquista do concurso “7 Maravilhas à Mesa”, que distinguiu o Cordeiro à Moda de Monção e o Vinho Alvarinho (2018), Monção foi um dos vencedores do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” com o doce “Roscas de Monção” (2019). Em 2011, no concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”, numa candidatura que englobou vários municípios da região, a votação popular elegeu o caldo verde como um dos vencedores.

Monção tornou-se assim no único concelho de Portugal com esta distinção alargada que, orgulha todos os monçanenses e homenageia gerações de viticultores, enólogos, cozinheiros e rosqueiras locais.

 

O porquê do nome “Foda à Monção”

Segundo a Confraria da Foda – Pias – Monção, “Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se, localmente, por Foda à Moda de Monção. De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores e Natal ou Fim de Ano) ouvir as mulheres: “Ó Maria, já meteste a foda?”

 

Da iniciativa fazem parte, para além da gastronomia, atividades lúdicas e desportivas cujo programa poderá consultar aqui.

 

 

 

 

Fontes: CMM, CF