Equipas tomarenses na Baja Portalegre foram hoje apresentadas

Foi hoje apresentada a equipa PRK Sport que irá participar na Baja Portalegre 500, a prova que irá encerrar o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

Tomar, Baja de Portalegre 500
Equipas tomarenses na Baja Portalegre foram hoje apresentadas - © Carlos Piedade

A equipa orientada por Pedro Dias da Silva, simultaneamente responsável e piloto da equipa de Tomar, e que é navegado por José Janela, vê-se reforçada nesta importante prova do ACP Motorsport pela integração de uma segunda dupla, formada pelo austríaco Michael Braun e pelo seu experiente e habitual navegador, o tomarense Ivo Santos.

Destacando-se como esquiador alpino na Áustria, Michael Braun vive no nosso país há mais de 10 anos. Conta com uma licença desportiva nacional fruto do seu percurso nos ralis de regularidade histórica, no Troféu NDM Leiria e, mais recentemente, no “Beira Baixa Challenge”, competição que lidera, para além de contar com outras pontuais participações em ralis regionais, sempre ao volante de bem preparados modelos BMW. Em Portalegre, Michael Braun e Ivo Santos irão contar com o Mazda CX-5 Proto, modelo que já venceu o “Evento Nacional” desta icónica baja e que foi 8º da geral na edição do ano passado da prova, então pelas mãos de Pedro Dias da Silva/José Janela, tendo-os consagrado como “Campeões”, pelo segundo ano consecutivo, do Desafio Total Mazda. Será apenas a segunda participação da dupla austro-lusa em provas do TT nacional, mas a adaptação rápida que revelaram na recente Baja de Idanha-a-Nova e o facto de se apresentarem aos comandos de uma viatura mais competitiva são motivos sólidos para acompanhar de perto a sua prestação.

Já os seus chefes-de-fila Pedro Dias da Silva/José Janela mantém-se a bordo da sua Ford Ranger EXR 05, uma das pick-ups mais espetaculares da categoria T1, viatura com que estão a disputar os títulos do presente CPTT 2019. O piloto é o atual 2º classificado da sua categoria, em igualdade pontual com outro adversário, e o seu navegador lidera, com margem mínima, o ranking de Navegadores.

Este projeto conta com os habituais patrocinadores da equipa, aqui com especial destaque para o Município de Tomar, no âmbito da sua assinatura “Cidade Templária”. Fundada por D. Gualdim Pais em 1160, outrora sede das Ordens Militares do Templo e de Cristo, tendo tido no Infante D. Henrique um dos responsáveis pelo seu crescimento ao longo dos séculos, Tomar é, presentemente, uma urbe de cerca de 20 mil habitantes e capital política da Comunidade Urbana do Médio Tejo. É ainda sede de um concelho homónimo, integrando 11 freguesias, abrangendo 352 km2 e englobando mais de 40 mil habitantes.

A Baja Portalegre 500 corre-se de 24 a 26 de Outubro, compondo-se de três Etapas, para um percurso total de 766,57 km, dos quais 508,10 km cronometrados. A 1ª Etapa (quinta-feira) serve apenas para a Cerimónia de Partida, a partir do Jardim do Tarro, no centro de Portalegre, a que se seguirá, nos dois dias seguintes, a parte competitiva. A Etapa de sexta-feira integra um Super Sector Seletivo de 5,35 km e um Sector Seletivo com 99,22 km de extensão, completando-se a prova no sábado numa 3ª Etapa com dois Sectores Seletivos de maior dimensão – 191,75 km (SS2) e 211,78 km (SS3), antecipando a posterior consagração dos vencedores da icónica jornada portalegrense.