As 7 Maravilhas vão celebrar a Cultura Popular®, em 2020

Depois da gastronomia e da doçaria, as 7 Maravilhas de Portugal regressam, em 2020, com uma edição dedicada à Cultura Popular.

Maravilhas de Portugal
Maravilha da Cultura Popular - ®DR

 

“O que é uma Maravilha da Cultura Popular, num país onde a música, a dança, as lendas, as festas, as tradições, as máscaras, o artesanato e tantas outras coisas contribuem para fazer de Portugal um país ímpar? É exatamente todo esse património que queremos trazer a público, para o valorizar com a pompa e circunstância que sempre mereceu”. É desta forma que a organização das 7 Maravilhas apresenta o lançamento das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

“Eleger as 7 Maravilhas de Portugal® é cada vez mais um ato emotivo, uma tomada de posição sobre quem somos, de onde vimos e o que criamos”, acrescenta a Organização, que sublinha “o património cultural imaterial, a marca da terra, a preservação da criatividade do nosso povo e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições são cada vez mais fatores distintivos nas eleições 7 Maravilhas®”.

São sete as categorias a concurso: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias e artefactos.

As candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular® têm inicio esta quinta-feira, dia 7 de novembro, terminam a 1 de março de 2020 e são efetuadas online.

Os interessados devem consultar o regulamento  que explicita como são apresentadas as candidaturas, bem como as categorias em que se devem candidatar, de forma a salvaguardar a diversidade da cultura popular e a cumprir os critérios de elegibilidade.