Serralves com exposição na Galeria Municipal de Arte de Barcelos

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e a Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho, inauguraram a exposição “Através de…Ana Vieira na Coleção de Serralves”, que estará patente até 29 de janeiro, na Galeria Municipal de Arte.

Barcelos
Serralves com exposição na Galeria Municipal de Arte de Barcelos - ®DR

 

Esta exposição, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Fundação de Serralves, organizada quase 20 anos depois da exposição retrospetiva de Ana Vieira na Casa de Serralves, permitirá reavaliar o papel histórico desta artista e perceber a surpreendente atualidade das suas propostas artísticas. Além disso, representa um assinalável regresso da artista a um contexto que sublinha as relações entre espaço doméstico e público, entre interioridade e exterioridade, que caracterizam a sua linguagem artística.

Para o Presidente da Câmara, “esta exposição é a prova de que a cultura pode chegar aos cidadãos de uma forma descentralizada”. Miguel Costa Gomes mostrou-se satisfeito com a parceria entre o Município de Barcelos e a Fundação de Serralves, elogiando a qualidade do trabalho e das exposições de Serralves e assegurou que “enquanto cá estiver vamos fazer de tudo para manter esta parceria e para que os nossos munícipes tenham acesso à cultura de forma gratuita”.

Por sua vez, Ana Pinho, Presidente da Fundação Serralves, agradeceu todo o apoio dado pelo Município de Barcelos e lembrou que “esta é já a sexta exposição do Município de Barcelos em parceria com Serralves”. Estas exposições “itinerantes”, declarou, são “uma oportunidade de trazer Serralves à comunidade”.

A Câmara Municipal de Barcelos, ao longo dos últimos anos, tem vindo a reforçar a relação de parceria institucional com a Fundação Serralves, quer através de exposições nos diferentes espaços municipais, quer associando-se ao “Serralves em Festa” e à “Festa do outono”, que têm lugar nos jardins de Serralves.

 

Exposições Serralves em Barcelos

A primeira grande exposição em parceria com a Fundação Serralves foi “A Razão das Coisas” de Júlio Pomar, em 2013, na Galeria Municipal de Arte; seguiu-se a exposição coletiva “A minha casa é a tua casa: representações do urbano e do doméstico na Coleção de Serralves”, na Galeria Municipal de Arte, em 2014; depois, “ Música e Palavras”, em 2016, também na Galeria Municipal de Arte; “As palavras em liberdade” da coleção E.M. de Melo e Castro, em 2017, na Biblioteca Municipal de Barcelos; ‘Atoms Outside Eggs’ de Katharina Grosse, em 2018, no Salão Nobre dos Paços do Concelho; e “Através de…Ana Vieira na coleção de Serralves”, em 2019, na Galeria Municipal de Arte.

A Galeria Municipal de Arte está aberta de terça a domingo. Terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 14h00 às 17h30.

 

 

 

Fonte: CMB