Percursos Pedestres de Leira com mais rotas e novidades para 2020

Foi apresentado esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o calendário da Rede dos Percursos Pedestres para este ano, que conta com algumas novidades em relação a 2019.

Leiria
Percursos Pedestres de Leiria - ®DR

 

Para Carlos Palheira, Vereador do Desporto, as expectativas apontam para uma maior adesão, numa iniciativa que pretende “transportar o território para mais próximo das pessoas”, dando a conhecer as vertentes paisagística e histórica do concelho.

O novo ano inclui a realização de 15 percursos, mais dois do que no ano passado, num total de cerca de 130 quilómetros, procurando “chegar a cada vez mais sítios”, afirmou Carlos Palheira, num calendário que tem início no dia 16 de fevereiro, em Amor, e que termina a 15 de novembro, na Bajouca.

Outra das novidades é a necessidade de inscrição prévia feita através do site Visite Leiria, por questões de logística e de apoio médico, mantendo-se a participação gratuita e que, segundo o Vereador, “continuará a ser”.

À semelhança de 2019, existirá um cartão de participação, no qual a cada percurso feito corresponde um carimbo, dando direito a uma t-shirt ao fim de sete percursos realizados e a um bastão caso o cartão fique completo.

O participante mais velho e o mais novo em cada percurso receberão também um brinde.

A garrafa reutilizável continuará a ser distribuída pelos participantes, podendo ser reabastecida ao longo de cada traçado, uma medida que pretende reduzir a existência de plástico.

A definição dos traçados e logística contam com o apoio das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesia e com o acompanhamento técnico do Núcleo de Espeleologia de Leiria e do Clube de Orientação do Centro.

Em 2019, foram promovidos 13 percursos, num total de 110 quilómetros e com a participação de quase sete mil pessoas, representando “um sinal de maior envolvimento por parte das pessoas de Leiria e de um maior contacto com a natureza”, salientou o vereador.

O interesse e a participação nos percursos pedestres têm aumentado, isso mostram os dados estatísticos do site e da página do Visite Leiria, os dois principais meios de divulgação da Rede no ano passado.

De acordo com Carlos Palheira, os objetivos para o futuro passam pela disponibilização de traçados através de QR Code, uma maior interatividade e um maior número de percursos homologados (atualmente são cinco), estando em curso uma candidatura para a homologação das rotas da Bajouca, Caranguejeira e Maceira.

Todas as informações estão disponíveis no site Visite Leiria e na página de facebook dos Percursos Pedestres, estando já abertas as inscrições para o percurso de Amor.

 

 

Fonte: CML