Barista Open 2020 tem um estreante como vencedor

Nuno Carreira é o vencedor da 3a edição do Barista Open que teve lugar na mais antiga fábrica de máquinas de café́ expresso em Portugal, Fiamma, em Aveiro. Na sua estreia nesta competição, o barista que gere a Quinta da Freira na Moita, conquistou o primeiro lugar e surpreendeu os jurados com combinações admiráveis.

Fiamma
Nuno Carreira é o vencedor da 3ª edição do Barista Open - ®DR

 

A Fiamma abriu as portas da sua fábrica para receber baristas a título individual e coffee shops para a derradeira competição.

Foi na prova individual, que Nuno Carreira se destacou dos 5 concorrentes individuais que, em apenas 15 minutos, tinham de preparar e apresentar 3 bebidas à base de café, seguindo o protocolo dos grandes campeonatos internacionais, com recurso à Astrolab, a máquina de café expresso mais tecnológica da Fiamma.

Na escolha do café, Nuno selecionou para a sua prova um Pink Bourbon, proveniente da Colômbia, mais propriamente da região de San Adolfo, plantado a cerca de 1800 metros de altura e colhido manualmente e secado ao sol.

Para a sua bebida de leite, o barista optou por notas de caramelo e amêndoas torradas, com sabor a chocolate branco e pequenas notas de baunilha, com um traço de caramelo salgado no final de boca.

Por fim, a sua bebida de autor concretizou-se na redução de moscatel com hibisco e puré de pera caseiros, dando origem a um cocktail doce, frutado e floral.

Com um total de 10 participantes, a edição deste ano revelou-se um sucesso e contou com grandes talentos e apaixonados pelo café, com o intuito de envolver e dar voz a esta comunidade criativa que está a crescer em Portugal.