Com o mote “Não há dois futuros iguais. Escolhe o teu!”, a Futurália volta à FIL

A Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, está de volta à FIL onde vai estar presente entre os dias 25 e 28 de março.

FIL
Futurália - ®DR

 

O evento que se destina não só aos alunos, mas professores, recém-licenciados e ativos pretende pôr em contacto direto empresas e potenciais candidatos/trabalhadores. Mais do que um espaço com stands de empresas, visa dinamizar uma série de ações em salas, relacionadas com o emprego, recrutamento e networking, promovendo a interatividade entre os participantes.

O espaço Futurália Júnior e um espaço Emprego e Empregabilidade totalmente renovado, são as principais novidades desta que é já a 13ª edição do certame, que em 2020, investe em novos públicos, apostando em novas ofertas e propostas.

Alzira Ferreira, diretora da feira, recorda que “Temos a maior representatividade ao nível da formação superior nacional, formação profissional e pretendemos dar respostas a todos os visitantes da Futurália, no que respeita ao seu percurso académico e/ou profissional”, explicando que “Este ano, a pensar nas crianças entre os 6 e os 12 anos, quisemos ainda reunir escolas e colégios do 1º e 2º ciclo para que pudessem expor os seus projetos e dar mais informação aos pais sobre a sua oferta formativa”.

A Futurália Junior, para além de centralizar num mesmo espaço informação sobre várias escolas e modelos pedagógicos, vai ainda dar a oportunidade aos jovens de experimentar várias profissões, para estimular os seus interesses e curiosidades em relação ao futuro.

Já o espaço Emprego e Empregabilidade, apresenta-se em 2020 mais dinâmico do que nunca, oferecendo diversas ações relacionadas com o emprego, recrutamento e networking, promovendo assim a interatividade entre empresas, candidatos, instituições de formação e alunos.

De acordo com a diretora da feira Este espaço oferece um conjunto alargado de oportunidades de emprego e vai fazer o “match” entre as ofertas de emprego e as instituições de formação e os respetivos alunos”, avança Alzira Ferreira. “A prova de que a Futurália não é apenas paragem obrigatória até à escolha da licenciatura, mas sim um evento quepromove a formação ao longo de toda a vida”,reforça a diretora da feira.

Os habituais espaços dedicados ao Ensino Superiorem Portugal,Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário, Educação e Formação de Adultos, Escolas Profissionais, Escolas Tecnológicas, Centros e Empresas de Formação, Colégios, Study Abroad– universidades estrangeiras e internacionais-,  Instituições com ofertas de formaçãoe o EspaçoJuventude, mantêm-se nesta edição, distribuídos uma vez mais entre dois pavilhões, num espaço de exposição e interatividade superior a 20 mil m2 e onde se esperam mais de 500 entidades e milhares de visitantes.

O evento promove ainda asartes, aculturae privilegia os valores éticos e de cidadania,sempre em colaboração com diversos parceiros nas áreas da educação e da formação. Durante quatro dias os jovens que visitam a feira encontram não só respostas e soluções ao nível da educação e formação, como também a oportunidade de participar em diversas atividades complementares, onde se incluem o concurso de Bandas e Djs no Palco Futurália LG, a Dream Conf(uma conferência para fazer sonhar e onde se prova que os limites são apenas na nossa cabeça), a iniciativa Inside out(que proporciona visitas a museus parceiros da Futurália a preços reduzidos ou entrada gratuita) Teatro Inglês Interativo e o Fórum Sustentabilidade .

A Futurália 2020 reúne um Conselho Estratégico presidido novamente pelo Professor Eduardo Marçal Grilo e composto por representantes de entidades de referência nas áreas da educação, formação, emprego e juventude.

A venda de bilhetes, marcações de visitas de estudo e toda a informação sobre o evento poderão ser conhecidos aqui