Levanta-se o véu sobre o CUPRA Formentor

A CUPRA vai revelar o Formentor, o primeiro modelo desenvolvido do zero pela marca.

Levanta-se o véu sobre o CUPRA Formentor
Levanta-se o véu sobre o CUPRA Formentor - ®DR

 

O crossover de elevada performance combina o ADN próprio da marca com design e engenharia do futuro, resultando num modelo icónico que funde sofisticação, inovação e uma experiência de condução dinâmica e intuitiva.

Em paralelo com a evolução do mercado, o CUPRA Formentor junta os benefícios da performance com as qualidades de um SUV, construído sobre a herança da marca CUPRA e num momento de um previsível enorme crescimento no segmento dos CUV.

“O CUPRA Formentor é um enorme passo no objetivo de tornarmos a CUPRA uma marca apaixonante para os fãs do fenómeno automóvel. Com um design fascinante e motorizações de elevada performance, incluindo um híbrido plug-in, fizemos do CUPRA Formentor um automóvel muito especial para pessoas especiais” disse Wayne Griffiths, Presidente do Conselho e CEO da CUPRA.

Design Exterior: a essência da CUPRA

O CUPRA Formentor, o primeiro automóvel exclusivamente desenvolvido para a CUPRA, recebe o nome do cabo mais espetacular e selvagem da ilha de Maiorca, nas Baleares. O carro representa todas as características desse local que se materializa no design exterior do crossover de elevada performance.

 “O CUPRA Formentor é um automóvel impressionante em performance, tecnologia e estética, baseando-se na beleza das proporções, na força das linhas e na subtileza dos detalhes,”diz Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design.

Os penhascos do cabo, esculpidos pelo vento, serviram de inspiração à equipa de design para traçar as curvas laterais que criam a sensação de dinamismo e de movimento, com ênfase nas variações do relevo e das emoções.

A carroçaria de dois tons evoca um robusto veículo todo-o-terreno, mas a técnica do design CUPRA suaviza a silhueta do veículo. Em vez dos traços firmes de um SUV tradicional, este carro funde os atributos de um todo-o-terreno com a essência compacta e desportiva de um hatchback, acrescentado do fator formato-coupé.

Neste sentido, as dimensões do veículo evidenciam a fusão de conceitos que casam à medida das necessidades dos clientes de hoje. O CUPRA Formentor tem 4,450mm de comprimento e 1,839mm de largura. A altura de 1,511mm assegura um notável espaço para a cabeça de todos os passageiros e, em combinação com a distância entre eixos de 2,680mm, garante um significativo espaço para os passageiros traseiros, bagageira de 450l e uma imensa estabilidade.

Por outro lado, a vertente desportiva surge representada pelo impacto visual que se destaca na secção traseira, enquanto, simultaneamente, o prolongado comprimento do capot acentua as proporções dinâmicas. Este design contínuo amplia as qualidades exteriores, sublinhadas com a integração das luzes traseiras a toda a largura, que ampliam o impacto da secção traseira, bem como das jantes de 19”, montadas de série – também disponíveis em Cobreado – e alojando travões especiais Brembo de 18”.

O design ganha realce com a ampla paleta de cores à disposição: além das quatro tonalidades sólidas e metálicas (Cinza Urban, Preto Midnight, Magnetic Tech e Branco Candy), o CUPRA Formentor ficará também disponível em três pinturas especiais (Cinzento Graphene, Dark Camouflage e Vermelho Desire) além de duas pinturas mate opcionais (Azul Petrol Mate e Magnetic Tech Mate). A pintura exclusiva mate acrescenta elegância visual e personalidade ao veículo.

Design Interior: visão contemporânea da dinâmica desportiva

O design exterior único do CUPRA Formentor é acompanhado na perfeição pela elevada qualidade do interior, que assegura o sentido desportivo e de modernidade arquétipos dos valores CUPRA.

Os passageiros do CUPRA Formentor começam por ser surpreendidos com as luzes de boas-vindas projetadas no solo e, logo que entrem, serão rodeados de materiais de elevada qualidade, detalhes cobreados e superfícies em alumínio escuro escovado, moldadas para envolvê-los.

Os bancos do tipo bacquet, disponíveis tanto em Azul Petrol como em Preto em pele genuína, transmitem uma sensação de leveza ao mesmo tempo que enaltecem as credenciais de performance do CUPRA Formentor, com o condutor sentado a um nível mais baixo, numa posição mais ergonómica e desportiva.

O tablier flutua numa linha contínua, com uma presença acentuada pela iluminação horizontal full-LED que cria uma luminosidade ambiente que abrange toda a secção dianteira e as portas, não apenas com a função de criar uma expressividade muito própria do veículo, como também a de garantir várias funções de segurança, como a deteção de veículos no ângulo morto ou na assistência de saída do veículo.

E no seio deste ambiente, um ecrã panorâmico de 12” com capacidades de navegação online que coroa o topo do tablier, proporcionando uma quase infindável fonte de funcionalidades e de conectividade para os passageiros, reduzindo o número de botões. Como a tecnologia também está em destaque no interior, o cockpit digital exibe todas as informações necessárias ao olhar do condutor, que também ficará encantado com o novo volante que integra o botão de arranque do motor e o seletor de modos CUPRA.

Motorizações: Performance para o futuro

O CUPRA Formentor será lançado com dois grupos propulsores de elevadas performances, à medida de uma experiência de condução única.

No topo da gama estará a unidade a gasolina 2.0 l TSI sobrealimentada com uma potência total de 310CV (228kW) e 400Nm de binário capaz de garantir os mais elevados padrões do ADN CUPRA, com um som poderoso que acrescenta presença ao veículo. Este motor será acoplado à tecnologia 4Drive que supervisiona em permanência o comportamento do carro e do condutor de forma a entregar a potência exigida a cada roda no momento exato.

No entanto, o CUPRA Formentor aponta ao futuro, acelerando a mudança para a eletrificação através da integração da tecnologia híbrida plug-in de elevada performance. O bloco a gasolina 1.4 TSI de 150CV (110kW), combinado com o motor elétrico de 115CV (85kW) alimentado por um pack de baterias de iões de lítio com 13kW, garante que o CUPRA Formentor alcança a performance que o condutor deseja, mas com uma maior sintonia com o mundo focado em minimizar o nosso impacto no ambiente. De facto, este grupo propulsor entrega um máximo de 245CV (180kW) de potência e 400Nm de binário, mas também tem um alcance de aproximadamente 50 km em modo exclusivamente elétrico.

Ambas as soluções motrizes recorrem à caixa de dupla embraiagem DSG, que garante trocas de relações mais rápidas e suaves. A tecnologia shift-by-wire significa que o seletor da caixa de velocidades não está mecanicamente ligado à caixa de velocidades, usando, em vez disso, sinais eletrónicos para operar as trocas de velocidades na caixa. A tecnologia acrescenta um maior nível de eficiência, mas também proporciona uma nova dimensão na arte, prazer e experiência de condução. E quando o condutor quiser uma condução ainda mais interativa, as patilhas montadas no volante estreitam a ligação entre o condutor e o veículo.

Com o sofisticado e inteligente gestor de chassis DCC e a direção progressiva, o comportamento será magistral em qualquer tipo ou estilo de condução, e independentemente da motorização escolhida: com o controlo deslizante DCC, o condutor pode escolher a sua afinação desejada, especialmente no modo Individual. Todos estes elementos são centrais na dinâmica, na emoção e na performance em permanente evidência.

Segurança e conectividade: determinação em proteger

A marca CUPRA é reconhecida por oferecer o pináculo da performance, mas o padrão é igualado na determinação de garantir os mais elevados níveis de conectividade e de segurança.

O CUPRA Formentor terá integrado o mais sofisticado infotainment e as mais avançadas soluções de conectividade para que os clientes se mantenham sempre em contacto, capazes de trazer as suas vidas digitais para o veículo com uma vida mais integrada entre o quotidiano e os momentos atrás do volante.

O sistema de infotainment de 12” reduz o número de botões físicos e integra controlos de voz e de gestos. O sistema combina o recurso Full Link compatível com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto. Os passageiros também podem ligar os seus dispositivos através da ligação USB ou Bluetooth para aceder às apps em ecossistema.

Graças ao cartão SIM embutido, o carro incluirá a disponibilidade da app Connect que importa diretamente para o veículo os serviços online, permitindo que os clientes acedam às apps descarregáveis, rádio online e a todo um ecossistema de funcionalidades relacionadas com a informação remota e de controlo do veículo.

Quando os utilizadores estiverem afastados do carro, poderão aceder à informação do veículo relacionada com a condução, local de estacionamento, estado atual e regulação de alertas de velocidade através da app do smartphone. E no caso da versão híbrida plug-in de elevadas performances, o condutor poderá gerir o processo de carga e controlar o ar condicionado remotamente.

Em simultâneo, um vasto leque de sistemas de segurança e de ajudas à condução garante que o CUPRA Formentor será capaz de proporcionar uma das conduções mais tranquilas e seguras do segmento, anulando o stress de conduzir nas nossas cada vez mais agitadas estradas, proporcionando o nível 2 de condução autónoma. Entre outros, destaque para os sistemas Predictive Adaptive Cruise Control, Emergency Assist, Travel Assist, Side e Exit Assist.

As entregas do CUPRA Formentor terão início no último trimestre de 2020.