Alentejo reforça aposta no Enoturismo

O novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo foi ontem apresentado em Évora pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Este espaço com um conceito multimédia e interativo, tem como objetivo o incremento do enoturismo na região.

Alentejo reforça aposta no Enoturismo
Alentejo reforça aposta no Enoturismo - ®DR

 

Segundo Francisco Mateus, presidente da CVRA, “o lançamento deste novo espaço transmite a visão e a ambição da CVRA para os próximos anos, com o objetivo de tornar o Alentejo uma referência mundial na área do enoturismo.”  Aquios turistas são convidados a viajar pela história do vinho na região, a tradição ancestral do vinho de Talha, os solos e as castas, a sustentabilidade da região e os diversos enoturismos que integram a Rota dos Vinhos do Alentejo.

A CVRA já dispunha, desde 1977, de um espaço em Évora, embora mais direcionado para a prova de vinhos e onde eram recebidos cerca de 7.000 turistas por ano. Com estas novas instalações é esperado um crescimento que leve a atingir em 2022 o número de 50.000 turistas por ano, e a captar maior reconhecimento pela indústria do turismo.

“Desde 2014 o Alentejo já recebeu 9 distinções sucessivas enquanto destino de enoturismo, onde a mais recente, em Novembro de 2019, foi da Condé Nast Traveler, revista norte-americana de viagens de luxo e “life style” publicada pela Condé Nast, sediada em Nova Iorque, que considerou o Alentejo como uma das seis “Best Wine Regions to Visit in 2020”, pelo que a CVRA vê o investimento realizado como o passo certo para crescer no enoturismo dando a conhecer o carácter único desta região de vinhos”  acrescentou Francisco Mateus.

De referir que o projeto teve inicio em 2017, implicando um investimento de 750 mil euros, dos quais 320 mil euros resultaram de apoio do Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior .