SUZUKI VITARA ENTRA NA TECNOLOGIA MILD HYBRID

Desenvolvido com vários sistemas que melhoram a eficácia do combustível, o novo motor K14D 1.4 Boosterjet apresenta um baixo consumo de combustível. Ao mesmo tempo melhora o binário e mantém o nível de potência do seu antecessor, o K14C 1.4 Boosterjet.

SUZUKI VITARA ENTRA NA TECNOLOGIA MILD HYBRID
SUZUKI VITARA ENTRA NA TECNOLOGIA MILD HYBRID - ®DR

 

O novo motor incorpora o sistema Mild Híbrido de 48V SHVS que aumenta a eficiência do combustível e melhora a experiência de condução ao oferecer uma voltagem superior ao convencional sistema de 12V introduzido em outros modelos da gama.

A tecnologia Mild Hybrid de 48V permite uma redução em termos de emissões de cerca de 15%, enquanto que o consumo combinado WLTP da versão ALLGRIP reduz cerca de 1,2 litros aos 100km, permitindo também uma redução relevante ao nível dos custos em combustível.

Ao nível da estética o novo Suzuki Vitara vem equipado com faróis de LED com um novo design que lhe conferem um visual ainda mais apelativo.

Novo motor K14D 1.4 Boosterjet com sistema SHVS Mild Hybrid 48V

O novo motor 1.4 Boosterjet de injeção direta de combustível proporciona a potência necessária ao Suzuki Vitara maximizando a entrega de binário desde um intervalo de rotações muito baixo. Oferece um binário máximo de 235Nm às 2.000 rpm comparativamente com os 220Nm do seu antecessor. A eficiência do combustível é reforçada pelo sistema de injeção direta com um sistema de injeção de sete orifícios que permite otimizar o controlo da quantidade, o tempo e a pressão do combustível injetado.

Com a adoção de novas melhorias na eficiência do combustível, como uma taxa de compressão aumentada para 10,9, uma sincronização variável das válvulas de admissão elétrica (VVT) e recirculação de gases de escape refrigerados (EGR), o novo motor turbo de injeção direta 1.4 Boosterjet vai mais além na condução em múltiplas e variadas situações, desde a cidade até à experiência mais desportiva ou na sua utilização fora de estrada.

Sistema SHVS Mild Hybrid 48V

O novo sistema SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) integra um gerador ISG (Integrated Starter Generator) 48V que abrange uma função de motor elétrico, uma bateria de íons de lítio de 48 volts e um conversor de 48V a 12V DC/DC. O sistema suporta o novo motor de combustão de 95KW (129cv) e fornece uma potência extra de 10KW (14cv), de acordo com as necessidades de condução.

A combinação destes elementos reduz as emissões de CO2 e o consumo de combustível; o sistema SHVS adiciona binário ao motor de combustão (entrega binário adicional) e fornece assistência elétrica em aceleração sempre que o condutor exige uma resposta rápida.

Para além disso, o motor elétrico faz funcionar o motor ao ralenti e elimina a utilização de combustível durante a desaceleração para reduzir ainda mais o consumo de combustível

Um equipamento completo

O novo Suzuki Vitara está equipado com as últimas tecnologias. Em matéria de segurança dispõe de série em todas as versões do DSBS (Dual Sensor Brake Support), que inclui alerta de mudança de faixa, assistente de mudança de faixa e alerta anti fadiga. Para além disso, disponibiliza também o sistema de reconhecimento de sinais de trafego, deteção de ângulo morto e alerta de trafego posterior. A todo este equipamento se adiciona o controlo de travagem de emergência autónoma com reconhecimento de peões e o cruise control adaptativo

Em matéria de segurança ativa destaca-se o sistema de tração 4WD ALLGRIP, que permite selecionar entre quatro modos de condução (Auto, Sport, Snow e Lock) proporcionando a máxima tração em qualquer circunstância. O sistema ALLGRIP, exclusivo da Suzuki, foi refinado para oferecer maiores níveis de emoção, segurança e diversão.

O novo Suzuki Vitara esta disponível nas versões GLE e GLX, ambas se podem combinar com a tração apenas dianteira ou o eficaz sistema ALLGRIP. Está disponível com uma ampla palete de cores, oito combinações possíveis com pintura bitone e cinco cores metalizadas. A todas estas cores há que adicionar os tons sólidos Branco Superior e Vermelho Bright.

Tal como na geração anterior estão disponíveis os packs Rugged e Urban que fazem com que o Vitara se torne mais pessoal. Retrovisores, spoiler dianteiro, molduras laterais e embelezadores na grelha frontal e para-choques são elementos que personalizam o Vitara.

O novo Vitara 1.4 Boosterjet Mild Hybrid encontra-se já disponível na Rede de Concessionários Suzuki com um intervalo de preços entre os 23.950€ e os 28.100€ na versão ALLGRIP mais equipada.