Turismo Centro de Portugal distinguido em prémios internacionais de marketing turístico

O Turismo Centro de Portugal (TCP) foi distinguido nos "The Travel Marketing Awards", prémios atribuídos em Inglaterra às marcas e organizações ligadas ao turismo que mais se destacam em várias categorias.

Turismo Centro de Portugal distinguido em prémios internacionais de marketing turístico
Turismo Centro de Portugal distinguido em prémios internacionais de marketing turístico - ®DR

 

O TCP ficou classificado no top-5 na categoria “Destination Brand of the Decade” (“Marca Destino da Década”). A categoria foi ganha pelo Turismo da Irlanda do Norte, sendo os restantes finalistas, além do Turismo Centro de Portugal, as entidades promotoras de turismo de Japão, Malta e Austrália Ocidental.

Os “The Travel Marketing Awards” definem o padrão de excelência para o marketing no setor do turismo. Instituídos em 2009, são reconhecidos como os galardões de marketing mais desejados em viagens e turismo. A cerimónia de entrega dos prémios 2020, em que foram anunciados os vencedores, teve lugar esta semana em Londres.

A categoria “Destination Brand of the Decade”, na qual o Turismo Centro de Portugal foi distinguido, é uma categoria especial, que aconteceu apenas este ano e que, segundo a organização, premiou destinos que tenham deixado uma marca indelével entre 2010 e 2019. Foram considerados destinos que tenham assistido a um crescimento notório na sua reputação, desenvolvido novos mercados, lidado com novos desafios turísticos ou aumentado significativamente o número de visitantes – fatores em que o Turismo Centro de Portugal se afirmou nos últimos dez anos.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou a importância de mais esta distinção. “É o reconhecimento de um esforço permanente na promoção da marca Centro de Portugal, que tem conquistado cada vez mais notoriedade e visibilidade junto do público. A estratégia tem-se revelado acertada, como o comprovam os números de visitantes e outros indicadores da atividade turística: o turismo na região Centro de Portugal cresceu, nos últimos anos, a taxas históricas, ultrapassando a média nacional”, destaca.

“O Turismo Centro de Portugal estruturou a sua ação numa estratégia clara, orientada para resultados objetivos e partilhados pelo território, e desenvolveu uma marca e um posicionamento comunicacional sólido e consequente. Desde 2013, foi desenvolvido o Plano de Marketing do TCP e os seus principais vetores de intervenção; desenvolveu-se o rebranding da marca Centro de Portugal; fomos, entre outros reconhecimentos, considerados o ‘Melhor Stand Nacional 2015’, na Bolsa de Turismo de Lisboa, a ‘Melhor Região de Turismo Nacional’ em 2015 e 2019, nos Publituris Portugal Travel Awards, e recebemos prémios como o Grand Prix CIFFT 2017, com o nosso spot promocional ‘Turismo Centro Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017’, o ‘Prémio Reconhecimento 2018 – Portugal Trade Awards Publituris’ e a ‘Melhor Entidade Regional Turismo 2018’ nos Prémios AHRESP, entre muitos outros”, acrescenta Pedro Machado.