ambarscience defende o direito a brincar e inaugura Sala da Criatividade

A ambarscience, a marca da ambar dedicada aos brinquedos educativos, defende o direito das crianças a brincar e com esse propósito inaugurou recentemente um espaço exclusivamente dedicado a brinquedos e jogos que estimulam a criatividade.

ambarscience Defende o Direito a Brincar e Inaugura Sala da Criatividade
ambarscience Defende o Direito a Brincar e Inaugura Sala da Criatividade - ®DR

 

A primeira Sala da Criatividade nasceu da parceria entre esta marca de brinquedos pedagógicos e o Colégio João Paulo II, em Braga. A inauguração aconteceu na passada segunda-feira, 17 de fevereiro e contou com a presença do presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e vários especialistas ligados à educação. Muitos pais também quiseram marcar a sua presença e assistir à entrada das suas crianças nesta sala pela primeira vez.

Neste espaço é obrigatório brincar! Na Sala da Criatividade as crianças podem explorar brinquedos adequados às suas idades e que estimulam o pensamento criativo, permitindo simultaneamente a aquisição de conhecimentos e de competências novas, de forma muito divertida.

Durante a cerimónia de abertura, Jorge Ascensão (presidente da CONFAP) elogiou a iniciativa e sublinhou a importância das escolas serem “amigas das crianças” e implementarem este tipo de iniciativas, fundamentais para o seu crescimento saudável.

O Professor Rui Baptista, mentor do projeto ambarscience, referiu que “os estudos científicos mais recentes revelam que as crianças desenvolvem competências socioafetivas, cognitivas, de linguagem e de auto-regulação enquanto brincam. São estas bases na infância que vão ditar que tipo de adultos as crianças vão ser”.

Segundo este responsável “está também cientificamente provado que ao brincar as crianças desenvolvem as funções executivas essenciais para uma melhor aprendizagem”. Entre estas funções executivas estão a memória de trabalho (a capacidade de manter as informações na mente, para que elas possam ser usadas mais tarde), o autocontrole (a capacidade de resistir às tentações) e a flexibilidade cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar de forma criativa e de se ajustar a novas situações.

Através de jogos, experiências e puzzles, as crianças entre os 3 e os 10 anos vão poder desenvolver não só o raciocínio lógico e a coordenação motora, mas também consolidar ou adquirir novos conhecimentos.

A primeira Sala da Criatividade foi inaugurada em Braga mas o intuito da ambarscience é alargar o projeto a nível nacional, para permitir que mais crianças tenham acesso a um lugar que pretende desenvolver o seu potencial.