Mazda tem 2 modelos entre os 3 finalistas ao ‘World Car of the Year’ de 2020

Pela primeira vez, dois dos três finalistas ao título de ‘World Car of the Year’ de 2020 (WCOTY) são de uma mesma marca. O Mazda CX-30 e o Mazda3, os dois primeiros membros da mais recente geração de modelos Mazda, disputam o reputado título deste ano com o Kia Telluride.

Mazda tem 2 modelos entre os 3 finalistas ao ‘World Car of the Year’ de 2020
Mazda tem 2 modelos entre os 3 finalistas ao ‘World Car of the Year’ de 2020 - ®DR

 

Em complemento, o Mazda3, com o aclamado exterior Kodo, também está no top-3para o galardão de ‘World Car Design of the Year’ de 2020, pelo que tem a hipótese de replicar o duplo triunfo alcançado em 2016, nessas mesmas categorias, pelo Mazda MX-5.

Tanto o CX-30, novo SUV compacto lançado em 2019 pela Mazda, como o compacto Mazda3, modelo agora na sua quarta geração, estão disponíveis no mercado com o revolucionário motor Skyactiv-X [1], o primeiro bloco a gasolina de produção em massa do mundo com ignição por compressão, combinando os benefícios da combustão a diesel e a gasolina, para uma performance e eficiência superiores. Destaque-se, também, a mais recente Skyactiv-Vehicle Architecture da Mazda, base do inegável prazer de condução Jinba Ittai, e o sistema Mazda M Hybrid, de série em todas as versões a gasolina de ambos os modelos.

Também os seus habitáculos foram redesenhados, agora centrados no ser humano e dotados de isolamentos acústicos aprimorados. Entre outras soluções, a Mazda recorreu a uma estrutura de dupla parede,deixando espaço entre os forros do piso e os painéis da carroçaria, garantindo uma maior qualidade de vida a bordo.

No domínio do áudio, os clientes podem optar entre o recém-desenvolvido sistema Mazda Harmonic Acoustics, de 8 altifalantes, e sistema premiumBose®, de 12 altifalantes e com BassMatch. Este último assenta num conceito de layoutdos altifalantes desenvolvido pela própria Mazda, em que os diversos componentes áudio surgem em locais pouco convencionais, no interior do veículo, garantindo uma qualidade sonora mais límpida, suave e equilibrada, permitida pela configuração do sistema BassMatch.

Remando contra as convenções, a presença da Mazda nos ‘World Car Awards’ e na discussão do título ‘WCOTY’ tornou-se habitual desde que este certame anual surgiu em 2005. Após a vitória do Mazda2 em 2008, a presente geração do MX-5 elevou a fasquia em 2016, tornando-se no primeiro modelo a alcançar o troféu principal e, em simultâneo, o da categoria de ’ World Car Design of the Year’.

 

 

[1]Mazda3 Skyactiv-X – Consumos WLTP: 5,4 a 6,9 l/100 km; Emissões de CO2WLTP: 122 a 157 g/km.

CX-30 Skyactiv-X – Consumos WLTP: 5,9 a 7,0 l/100 km; Emissões de CO2WLTP: 133 a 160 g/km.