Marinha testa com sucesso Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico

A Marinha Portuguesa testou esta semana o mais recente Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico desenvolvido pela Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) realizando provas técnicas de performance e resiliência, ao efetuar um trânsito pré-programado entre a Base Naval de Lisboa e a Estação Hidrográfica da Azinheira, no Seixal.

Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico
Marinha testa com sucesso Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico - ®DR

​​O Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico realizou com sucesso, no dia 22 de junho, o trânsito de forma totalmente autónoma, tendo sido acompanhado por embarcações de apoio. A Marinha continua assim a apostar na inovação, através do desenvolvimento de projetos de prototipagem rápida, para testes e experimentação operacional de novos conceitos de emprego bem como requisitos técnicos e operacionais deste novo tipo de plataformas, que vêm contribuir para missões mais seguras, eficientes e menos dispendiosas.

O Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico X-2601 é um catamaran equipado com um feixe simples e sonar lateral, à semelhança dos navios hidrográficos. A sua elevada autonomia, atualmente cifra-se em 20 horas, e ​é garantida através de um gerador elétrico. ​

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigo relacionado:

Marinha inova ao desenvolver Sistema Marítimo Autónomo de apoio à investigação científica