Novo Ford Focus EcoBoost Hybrid Electrificado é 17 por cento mais económico

A mais recente e evoluída geração do Ford Focus equipada com um motor electrificado EcoBoost Hybrid, mais económico e eficiente, já está disponível para encomenda em toda a Europa.

Ford Focus EcoBoost Hybrid
Novo Ford Focus EcoBoost Hybrid Electrificado é 17 por cento mais económico - ®DR

A sofisticada tecnologia mild-hybrid de 48 volts permite que o novo Ford Focus 1 0 litros EcoBoost Hybrid disponibilize uma potência de 155 CV e 93 g/km de emissões de CO2 (NEDC), representando uma melhoria nos consumos de 17%, em comparação com o bloco a gasolina EcoBoost de 1,5 litros e 150 CV associado à transmissão manual de seis velocidades (NEDC)1, combinação equivalente em comercialização até à data.

Para além da nova opção mecânica electrificada, o renovado Focus também proporciona uma experiência de condução mais premium, pela adopção de um novo cluster de instrumentação LCD de 12,3 polegadas do tipo true colour (cores reais) e a melhor experiência de conectividade e posse, inerente ao modem FordPass Connect de série, incluindo um sistema de Informação Localizada de Acidente, a disponibilizar até final do presente ano2.

Uma nova variante Focus Connected integra especificações de série em benefício dos clientes profissionais e particulares, incluindo um tapete de carregamento sem fios (wireless) e navegação, associado ao sistema de conectividade com activação por voz SYNC 3, com touchscreen de 8 polegadas3.

Dependendo da variante, o modelo Focus continuará a estar disponível em versões compostas pelo elegante Focus Titanium, pelo Focus Active de inspiração SUV, o desportivo Focus ST- Line, e o luxuoso Focus Vignale, nas carroçarias de 5 portas e station wagon, a que se junta uma versão de 4 portas, esta em mercados seleccionados. Os novos motores EcoBoost Hybrid estão disponíveis em toda a gama.

“As nossas mecânicas electrificadas são projectados, não apenas para gerar poupanças em termos de combustível, mas também para aumentar o carácter de prazer de condução dos nossos veículos”, referiu Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa. “O Ford Focus EcoBoost Hybrid integra, na perfeição, a potência eléctrica e a gasolina, gerando maiores níveis de eficiência e performance, até não há muito tempo tidos como impossíveis de alcançar”.

O Focus junta-se assim à oferta mild-hybrid da Ford, tecnologia já presente nos modelos Puma, Kuga e Fiesta de passageiros, bem como nos veículos comerciais Ford Transit e
Transit Custom contribuindo para o registo de consumos melhorados. A Ford está empenhada em propor versões electrificadas em todos os modelos de passageiros que lançar na Europa, tendo como objectivo elevar a 18 o número de propostas electrificadas à venda neste mercado até ao final de 2021, abrangendo soluções mild-hybrid, full-hybrid, plug-in hybrid e eléctricas a bateria.

Ford Focus 2020
Ford Focus – ®DR

Eficiência EcoBoost Hybrid do novo Ford Focus

O bloco de 1,0 litros e 155 CV EcoBoost Hybrid que agora passa a integrar a gama Focus disponibiliza mais do dobro da densidade de potência do motor de 2.0 litros a gasolina, de 145 CV, que equipava a gama Focus há já 10 anos, mas com um aumento de 45 por cento de melhoria na eficiência dos consumos (NEDC).

Também disponível em versão de 125 CV de potência, a nova mecânica EcoBoost Hybrid do Ford Focus substitui o motor 1.0 EcoBoost a gasolina tradicional, estando dotada de um alternador com um sistema de arranque/gerador por correia integrada (BISG), que permite a recuperação da energia que habitualmente se perde na travagem e em descidas inclinadas (coasting) para carregar o pack de baterias de iões de lítio de 48 volts, arrefecido a ar.

A colocação da bateria de 48 volts sob o banco do passageiro dianteiro permitiu que o sistema mild-hibrid fosse integrado sem que se registe uma menor capacidade de carga ou perda de espaço para os passageiros do modelo Focus.

O BISG também atua como motor, operando com o bloco principal e utilizando a energia armazenada para gerar uma assistência em termos de binário adicional durante a condução e aceleração, bem como na alimentação dos sistemas auxiliares eléctricos do modelo.

O sistema mild-hybrid inteligente e de gestão autónoma monitoriza de um modo contínuo o modo como o veículo está a ser utilizado, determinando quando e quão intensamente deverá carregar-se a bateria para uma maximização dos benefícios, ou quando utilizar a carga armazenada, com base em uma de duas estratégias:

  • Substituição de binário, que despoleta a funcionalidade de motor eléctrico do BISG para disponibilizar um máximo de 24 Nm de binário, reduzindo a exigência imposta ao bloco a gasolina e contribuindo para emissões de CO2 a partir de 93 g/km NEDC (115 g/km WLTP) e consumos médios a partir de 4,1 l/100 km NEDC (a partir de 5,1 l/100 km WLTP);
  • Suplemento de binário, despoletando a função BISG do motor eléctrico para aumentar o pico de binário disponível do motor principal em carga total, disponibilizando até mais 50 por cento de binário a baixa rotação, optimizando a performance.

O BISG também permitiu aos engenheiros da Ford baixar a taxa de compressão do bloco 1.0 EcoBoost e dotá-lo de um turbocompressor de maiores dimensões, através da mitigação do denominado turbo-lag (atraso da resposta do turbo), recorrendo ao suplemento de binário que também eleva as rotações do motor, de modo a manter o boost de resposta do turbocompressor.

Accionando a opção ‘Sport’, integrante dos Modos de Accionamento Selecionáveis do Focus, os condutores podem ajustar imediatamente as características dos sistemas, incluindo o pedal do acelerador, a Direcção Electronicamente Assistida e o controlo electrónico de estabilidade, proporcionando uma experiência de condução ainda mais envolvente, explorando na totalidade os 50 Nm adicionais de boost eléctrico, decorrente do suplemento de binário.

Este BISG de maior potência permite ainda que a tecnologia Auto Start-Stop do Focus EcoBoost Hybrid opere numa faixa mais ampla de cenários, gerando melhores consumos. Capaz de recolocar o motor em funcionamento em 350 milissegundos, a função Stop-in-Gear (Paragem Com Mudança Engrenada) pode desligar o motor em declives até uma total imobilização, mesmo quando o veículo está em marcha com o pedal de embraiagem pressionado, podendo ser ajustada para activação a partir dos 15 km/h, 20 km/h ou 25 km/h.

Adicionalmente, as mecânicas Ford Focus EcoBoost Hybrid integram a tecnologia de desactivação de cilindro, em apoio aos motores 1.0 EcoBoost e 1.5 EcoBoost a gasolina do Focus. A desactivação de cilindro permite melhorar, ainda mais, os consumos, permitindo desligar automaticamente um dos cilindros quando a capacidade total do motor não é necessária, em descidas ou em velocidades de cruzeiro, ou ainda em situações mais brandas em termos de exigências mecânicas. O sistema pode desactivar ou reactivar um cilindro em 14 milissegundos, sem prejuízo da performance ou do requinte.

Os clientes podem também optar por continuar a escolher os modelos Focus com motores diesel 1.5 EcoBlue e 2.0 EcoBlue, associando-lhes as transmissões disponíveis, automática de oito velocidades ou manual de seis relações.

Interior Ford Focus
Interior Ford Focus – ®dR

Mais fácil manter-se focado e conectado

De entre as novas tecnologias presentes no modelo Focus fazem parte o cluster de instrumentação digital de 12,3 polegadas e o sistema de Informação Localizada de Acidente, contribuindo para tornar a sua condução mais fácil.

O cluster LCD totalmente configurável recorre à tecnologia cores reais de 24 bits que permite gerar imagens e ícones com enorme detalhe, em alta definição, mais intuitivos e em todo o espectro de cores, tornando-os mais brilhantes, menos cansativos para os olhos e de mais fácil leitura. O novo cluster permite, também, que os condutores definam a prioridade das informações a exibir, de acordo com as suas preferências.

Este cluster digital de 12,3 polegadas do Ford Focus EcoBoost Hybrid apresenta uma temática exclusiva e de grafismos claros, de modo a manter o condutor informado sobre a utilização da energia elétrica. Os condutores podem ver a quantidade de energia eléctrica que foi gerada pelo sistema mild-hybrid e confirmar se a mesma está a ser devolvida à bateria ou a ser usada para melhorar os consumos ou aumentar a performance.

Criados com recurso a tecnologias de formato livre, originalmente desenvolvidas para fabrico de lentes ópticas, os rebordos superiores em curvas do ecrã são esculpidas de modo a gerar um design interior sem quaisquer interrupções, ao mesmo tempo que os circuitos incorporados por toda a superfície do display permitiram que os designers moldassem o ecrã com um formato fora do design rectangular tradicional.

Um modem FordPass Connect, de série, permitirá que os condutores do Focus beneficiem, pela primeira vez, dos avisos inerentes ao sistema de Informação Localizada de Acidentes. A tecnologia pode informar antecipadamente os condutores sobre uma situação de perigo que surja na estrada à sua frente, mesmo que o incidente ainda não lhe seja visível, devido a uma curva ou à presença de outros veículos.

As notificações são prestadas independentemente da sua origem via navegação por satélite, de autoridades locais, serviços de emergência ou dados partilhados por outros veículos que estejam conectados à cloud.

 “O que torna a Informação Localizada de Acidentes diferente é o facto de serem os automóveis a estar conectados, através da ‘Internet das Coisas’. Não há dependência de aplicações de terceiros”, explicou Joerg Beyer, Director Executivo de Engenharia da Ford Europa. “Este é um significativo passo em frente. Os alertas são específicos, relevantes e personalizados, para tentar ajudar a melhorar a jornada de cada um.”

O sistema FordPass Connect também permite aos clientes o controlo de um vasto conjunto de sistemas a partir de qualquer ponto e pelos seus smartphones, através da app FordPass. Em complemento à possibilidade de planeamento das suas viagens de um modo mais rápido e sem stress, através das actualizações Live Traffic do sistema de navegação, os clientes podem operar os sistemas de Abertura & Fecho de Portas e Arranque Remoto4 nos derivativos Focus equipados com transmissão automática de oito velocidades, bem como a Localização do Veículo e Estado do Veículo para verificação dos níveis de combustível, estado do alarme, pressões dos pneus e vida útil do óleo, entre outras funcionalidades.

Personalidades distintas, tecnologias inovadoras

A gama Focus continua a integrar personalidades distintas, à imagem das preferências individuais dos clientes.

A nova variante Focus Connected é proposta dotada de um conjunto avançado de tecnologias de série, projectadas para que os condutores sintam confiança ao volante, ao mesmo tempo que os ajudam a manterem-se focados em movimento, incluindo no seu equipamento uma base de carregamento sem fios (wireless), sistema SYNC 3 com navegação, Cruise Control Adaptativo5, cinco sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e uma câmara de visão traseira.

Quanto aos Focus ST-Line e Focus Active contam, a partir de agora, com equipamento de série adicional, incluindo Controlo Electrónico e Automático de Temperatura Bi-Zona, espelho retrovisor interior com função de escurecimento automático, limpa pára-brisas com sensor de chuva e sistema de entrada sem chave. As evoluções em termos de estilo abrangem um funcional spoiler no tejadilho, de maiores dimensões, para as variantes Focus ST-Line X e a integração de um rebordo preto para o Focus Active X.

Entre as avançadas tecnologias de assistência à condução disponíveis incluem-se os sistemas de Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Sistema de Centragem na Faixa5, para uma gestão sem esforço do tráfego do tipo pára- arranca, bem como o sistema de Assistência Activa ao Estacionamento 2, que opera a selecção de mudanças, aceleração e travagem, para permitir manobras totalmente automatizadas após a simples pressão de um botão5. De série é ainda a Assistência Pré- Colisão com travagem activa, ajudando os condutores a evitar ou mitigar os efeitos das colisões com veículos, peões e ciclistas 5.

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1 – Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007, nas suas mais recentes redacções. O processo de aprovação dos Veículos Comerciais Ligeiros baseado no Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos (WLTP) terá informações de consumo de combustível/energia e de emissões de CO2 para o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) e WLTP.

O processo WLTP irá substituir o processo NEDC o mais tardar no final de 2020. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Durante o período de descontinuação do processo NEDC, os consumos de combustível e emissões de CO2 avaliados segundo o processo WLTP estão a ser correlacionados com o processo NEDC. Irá, assim, existir uma determinada variação comparativamente aos anteriores valores de consumos e emissões fruto da alteração de alguns elementos dos testes, pelo que a mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e emissões de CO2.

2 – Algumas tecnologias poderão obrigar a activação. É requerido o sistema FordPass Connect, a App FordPass e os serviços conectados complementares para as funções remotas (ver Termos FordPass para mais detalhe). Os serviços e funções conectadas dependem da disponibilidade de uma rede compatível. A relação entre as tecnologias em evolução/rede de comunicações /capacidades do veículo podem limitar a funcionalidade e impedir a correcta operação das funções conectadas. Pontos hotspot Wi-Fi não abrangidos pelos serviços conectados.

3 – Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal; não manuseie equipamentos enquanto conduz. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.

4 – Em regiões onde a legislação o permitir.

5 – As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo.

 

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