A Literatura Europeia 2020 mostrou-se na rádio

Duas noites marcadas pelas interpretações de excertos de 13 obras contemporâneas da Literatura Europeia que em 2020 aconteceu na rádio

Literatura Europeia 2020
A Literatura Europeia 2020 mostrou-se na rádio - ®DR

O último fim-de-semana (27 e 28 de junho) marcou o regresso da Noite da Literatura Europeia, evento cultural que se apresentou num formato completamente inovador. A edição de 2020 viveu-se “no Ar”, com as leituras dos excertos de 13 autores contemporâneos a proporcionarem duas noites de rádio memoráveis.

Depois de visitar em edições anteriores diferentes bairros da cidade de Lisboa, a Noite da Literatura Europeia avançou este ano para um novo formato. As circunstâncias de saúde pública que se vivem há vários meses no nosso país e no mundo levaram a organização a optar por um suporte desde sempre próximo da literatura – a rádio – trazendo de volta o espírito das radionovelas e do teatro radiofónico. Desta forma, foi possível cumprir todas as regras e recomendações das autoridades de saúde, proporcionando ao público e a todos os intervenientes – autores, tradutores e intérpretes – uma experiência marcante. O programa decorreu no último fim-de-semana (27 e 28 de junho) na antena da Smooth FM, com duas horas de leituras em cada noite, intercaladas por música.

O radialista e poeta Gonçalo Câmara foi o anfitrião da Noite da Literatura Europeia 2020 no Ar. Marion Poschmann(Alemanha), Thomas Köck (Áustria), Jitka N. Srbová (República Checa), Robert Bebek (Croácia), Javier Castillo (Espanha), Sofi Oksanen (Finlândia), Virginie Despentes (França), László Krasznahorkai (Hungria), Francesco Carofiglio (Itália), Marta Dzido(Polónia), Mark Haddon (Reino Unido), Gabriela Adameșteanu (Roménia) e Joana Bértholo (Portugal) foram os autores que integraram esta edição. Os excertos das obras selecionadas foram lidos em português por atores, atrizes e tradutores.

Gelu Savonea, da EUNIC Portugal, faz o balanço desta edição: “O que inicialmente parecia ser um obstáculo difícil de ultrapassar, devido à necessidade de encontrar um formato alternativo para a Noite da Literatura Europeia, transformou-se rapidamente num entusiasmo pela procura de novos territórios. Graças à excelente colaboração com a Smooth FM, os autores dos treze países participantes e das suas respetivas obras puderam assim – com a participação de talentosos atrizes e atores portugueses – reencontrar os seus seguidores fiéis e apresentar-se a um novo público, também fora da capital.

A Noite da Literatura Europeia 2020 no Ar foi uma iniciativa da EUNIC Portugal, com o apoio da Comissão Europeia. Criada em 2006, a rede EUNIC é constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura e por algumas embaixadas da União Europeia, tendo como objetivo promover a diversidade cultural e linguística europeia.

 

aNOTICIA.pt