Baião repovoa os seus rios com 8500 trutas

O Município de Baião e o Instituto da conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) repovoaram no passado dia 25 de junho, os rios Ovil e Teixeira com 8500 trutas.

Baião rios
Baião repovoa os seus rios com 8500 trutas - ®DR

Em Baião a iniciativa, que pretende trazer mais vida a estes rios, não é nova. O repovoamento piscícola nos rios Ovil e Teixeira costuma decorrer com alguma frequência, tanto é que desde 2010 já foram lançadas às águas cerca de 27 mil espécimes de “truta-fário” com cerca de quatro centímetros.

Este tipo de atividades de repovoamento dos rios decorre no âmbito das políticas de preservação da fauna e da flora e de promoção do equilíbrio ecológico do concelho de Baião.

Baião é o concelho do distrito do Porto com maior percentagem de áreas verdes e florestais. Por isso mesmo, a autarquia implementou ao longo dos anos uma estratégia de preservação desses espaços que passa por programas de educação ambiental, implementação de ações de defesa e vigilância da floresta, adoção de um plano de reflorestação dos espaços verdes do município ou a aposta em sistemas de eficiência energética, entre outros.

Na iniciativa costumam participar estudantes de todo o concelho, como forma de os sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente, exceção feita a este último repovoamento, devido às normas de segurança que se encontram em vigor em consequência da Pandemia por Covid 19.

Henrique Ribeiro, vereador que tutela o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, lembrou a importância da medida como forma de “preservar a vida e o equilíbrio ambiental dos rios de Baião”, deixando nota de que as “ações do Homem interferem com o equilíbrio destes espaços, que são muito sensíveis” e pedindo para que “os cidadãos ajudem a autarquia a manter os rios, as florestas e as zonas de montanha limpos e cuidados”.

aNOTÍCIA.pt

 

 

 

 

Fonte: CMB