Maria Mendes acaba de ser nomeada para Grammy Latino

A cantora portuguesa Maria Mendes acaba de ser nomeada para um Grammy Latino na categoria de Melhor Arranjo Musical para a canção “Asas Fechadas”.

Maria Mendes nomeada para Grammy
Maria Mendes acaba de ser nomeada para Grammy Latino - ®DR

A canção nomeada para o Grammy  tem os créditos de arranjos repartidos por Maria Mendes e John Beasley, pianista e orquestrador com uma carreira de mais de quatro décadas ligada a nomes tão diversos quanto os de Miles Davis ou Diane Reeves e Steely Dan.

“Asas Fechadas”, tornado famoso como importante parte do reportório de Amália Rodrigues, é o único em língua portuguesa nomeado nesta categoria. Original de Alain Oulman e Luís Macedo, conta aqui com um arranjo da dupla Mendes / Beasley que é interpretado pela orquestra holandesa Metropole Orkest.

O processo criativo adotado por Maria Mendes e o John Beasley implicou alterações na harmonia, melodia e ritmo originais do fado para que, e segundo a própria artista portuguesa, “uma sonoridade Jazz, majestosa e glamourosa ao estilo de uma cena de filme pudesse ser contemplada no novo arranjo para formação de orquestra de câmara”.

Maria Mendes tem para a Primavera de 2021 planeada uma digressão de “Close To Me” no Benelux com a Metropole Orkest (vencedora de 4 Grammys) e John Beasley (vencedor de Emmy e nomeado ao Grammy Jazz). A dupla deverá igualmente, em 2021 e 2022, protagonizar uma digressão com várias orquestras Europeias, incluindo uma data no Festival de Jazz de Matosinhos em junho 2021.

A 19 de Novembro, em Miami, serão então conhecidos os vencedores da presente edição, a 21ª Entrega Anual do Latin Grammy

A cantora portuense lançou no ano passado Close To Me, o seu terceiro álbum, em que conta com o produtor e pianista americano John Beasley e com os préstimos da maior orquestra sinfónica de jazz do mundo, detentora de 4 Grammys, das 19 nomeações até agora recebidas, a Metropole Orkest.

Partindo de um reportório especial escolhido sobretudo entre alguns clássicos maiores de Amália Rodrigues (“Tudo Isto é Fado”, “Foi Deus”, “Asas Fechadas” ou “Barco Negro”), mas também de Carlos Paredes (“Movimento Perpétuo”, “Verdes Anos”) e ainda Mariza (“Há Uma Música do Povo”) ou Mafalda Arnauth (“E Se Não For Fado”), Maria Mendes juntou ao alinhamento um par de originais da sua lavra e uma canção que lhe foi oferecida por Hermeto Pascoal, verdadeiro gigante da música brasileira que um dia Miles Davis descreveu como “o músico mais impressionante do mundo”.

aNOTÍCIA.pt