Mike Taylor : Sommelier, Wine Consultant e homem dos sete ofícios

O sommelier e Wine Consultant Mike Taylor, que viajou e trabalhou em vários países, encontra-se atualmente radicado em Bragança. Para saber da sua paixão pelos vinhos e projetos a eles ligados aNOTÍCIA.pt em parceria com o TintoCão vão estar à conversa com Mike Taylor, na terça-feira (6), às 21horas.

Mike Taylor e Sommelier
Mike Taylor : Sommelier, Wine Consultant e homem dos sete ofícios - ®DR

Bragança é, atualmente, o local escolhido pelo sommelier e Wine Consultant Mike Taylor para instalar o seu “bar de vinhos” e daquela terra de Trás-os-Montes continuar a desenvolver toda a sua atividade.

Apesar de a sua base de formação ser em ciências políticas, Mike cedo descobriu que a capacidade que tinha em falar cinco línguas seria extremamente útil para concretizar o desejo de viajar e estar ligado ao setor de turismo.

Aprofundou os seus conhecimentos e ligação com os vinhos na ABS – Associação Brasileira de Sommeliers, onde Mestre Paulo Decat foi o seu mentor.

No Brasil desenvolveu atividades diversas desde colaborador e consultor de empresas e hotéis locais, assim como de Sommelier Chefe. Na passagem pelo México assumiu o cargo de Sommelier Chefe no Relais & Chateaux Villa María Cristina, na cidade de Guanajuato. Em Portugal teve, até há bem pouco tempo, o seu bar em pleno coração da cidade Lisboa a qual viria a trocar por Bragança.

A entrevista com o Sommelier e Wine Consultant Mike Taylor está integrada no ciclo de eventos digitais “Tintocão Convida” a que o aNOTÍCIA.pt se associou como parceiro oficial e exclusivo de comunicação.

Poderá acompanhar a entrevista em direto, esta terça-feira (6), às 21 horas (17 h no Brasil) nas redes de Facebook e Youtube de TintoCão e de aNOTÍCIA.pt.

 

Sabia que:

Sommelier aparece na mitologia grega, nos textos bíblicos, na Idade Média, na corte e, hoje, nos restaurantes, atentos, discretos e quase sempre com uma garrafa na mão.  

É um termo que tem origem no saumalier francês provençal cujo significado original se traduzia em “condutor de bestas de carga”. Apenas em 1671, aparece, pela primeira vez, a referência ao Sommelier, a cuidar da despensa, da cave e do serviço de mesa e de vinho numa casa nobre.

É em 1680 que surge a primeira referência ao Sommelier Royal, o responsável por colocar a mesa, dobrar os guardanapos em formas apelativas, organizar o bufete, e responsabilizar-se pelo serviço de vinho e da sua correta temperatura.

Após a revolução Francesa, em 1789, o termo Sommelier democratizou-se e generalizou-se. Apenas a partir de 1812 é que o termo sommelier começou a indicar os profissionais especializados em bebidas alcoólicas nos restaurantes.

O termo Sommelier tem correspondência na língua portuguesa a Escanção. Uma profissão digna e prestigiada do homem que noutros tempos “vertia o vinho ao seu soberano e tinha um posto muito alto dentro do reino”.

Aliás, Portugal é o único país do mundo a manter a designação que faz jus às suas origens culturais latinas.

Em conclusão, ambos os termos têm o mesmo significado, mas, de facto, Sommelier é mais ‘sonante’ que Escanção.