Sarrabulho encerra “Domingo Gastronómico” em Ponte da Barca

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Município de Ponte da Barca promove o último Domingo Gastronómico do ano, desta vez dedicado ao Sarrabulho.

Sarrabulho e Ponte da Barca
Sarrabulho encerra “Domingo Gastronómico” em Ponte da Barca - ®DR

Depois do sucesso do Cozido à Portuguesa, da Posta Barrosã ou do Naco à Terras da Nóbrega, o Município de Ponte da Barca termina o ciclo dos fins-de-semana Gastronómicos com o Sarrabulho a reinar. 

Há seis restaurantes aderentes em Ponte da Barca onde o Sarrabulho pode ser degustado, a saber: Churrasqueira Barquense, Jaime Gomes, o Emigrante, o Kibom, S. Martinho (Crasto) e Santana. 

Boas razões para visitar Ponte da Barca, concelho que como refere o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, além do “excelente vinho e gastronomia, é uma terra de gente hospitaleira, com paisagens idílicas, ar puro, tradição e património”.

 

Sobre:

O sarrabulho ou sarrabulhada é um prato típico da culinária portuguesa que se caracteriza actualmente por ser um guisado com os miúdos do porco e cabrito com sangue. Usam-se também restos de pão ou farinha de milho se forem papas de sarrabulho.

A sua origem remonta à idade media durante a crise do século XIV, onde devido ao enorme impacto da peste negra nos séculos anteriores, a produção de alimento era praticamente nula. Durante esta crise, grande parte da população recorria ao pão como único alimento. Uma vez ser uma alimentação pobre, as pessoas que não tinham acesso a outros recursos, começaram a juntar-lhe sangue que lhes era oferecido por outros, sempre que se matava um animal. Criando assim as papas de Sarrabulho, que consistia na cozedura lenta de pão em sangue.

Mais tarde, foram-se criando várias formas mais elaboradas de confeccionar este prato. Entre as quais o guisado de sarrabulho (com pedaços de carne), e o doce de sarrabulho (feito da mesma forma que as papas mas juntando-lhe açúcar, mel e canela).

 

aNOTÍCIA.pt

 

 

 

Fonte: CMPB