49% dos portugueses tem medo de estar nas instalações da empresa

Em vésperas de Halloween a Randstad dá a conhecer os sete principais fantasmas que assombram a carreira de um profissional e faz uma sondagem sobre o medo

portugueses medo instalações da empresa
49% dos portugueses tem medo de estar nas instalações da empresa - ®DR

O medo é uma consequência do atual contexto pandémico, mas de que forma se expressa no mundo do trabalho? Será que os portugueses têm medo de trabalhar? De se deslocarem às instalações empresa? Ou o medo está fora da vida profissional?

A Randstad elaborou uma sondagem a 182 pessoas e conclui que 49% dos portugueses tem medo de ir às instalações da empresa. Da mesma forma, 17% dos trabalhadores dizem não conhecer o plano de contingência da empresa. A confiança plena na organização e nas medidas adoptadas é sentida por apenas 39%, sendo que 13% assumem mesmo não se sentir seguros.

“Não podemos ignorar o medo, porque este pode ser bloqueador de produtividade, de talento e mais grave ainda de felicidade dos nossos colaboradores. As empresas devem reconhecer o medo e trabalhar a confiança, garantindo a proximidade com as suas pessoas” afirma Inês Veloso, Marketing and Communications Director da Randstad Portugal.

A empresa de recursos humanos identificou cinco passos fundamentais para trabalhar a confiança nas organizações:

  1. Comunicação
  2. Liderança
  3. Propósito
  4. Emoção e razão
  5. Cultura de mudança

Veja o vídeo relacionado com “49% dos portugueses tem medo de estar nas instalações da empresa”

Quanto aos candidatos que estão numa situação de desemprego ou procura de 1º emprego, o medo perde relevância. Apenas 30% assume este receio, sendo que 19% apenas aceitaria uma oportunidade se pudesse trabalhar a partir de casa.

“É importante que as empresas reconheçam o impacto do medo ao longo de toda a jornada do talento, garantindo a experiência dos candidatos e até a segurança para que possam aceitar novas ofertas de trabalho.” afirma a mesma responsável.

Os sete fantasmas da carreira

O Halloween é já amanhã e com vários sustos e partidas e, sendo o medo o tema central. A Randstad preparou uma campanha através das redes sociais que tem como objetivo alertar os profissionais para os primeiros sinais relacionados com os fantasmas que assombram uma carreira. Fiquei a conhecer cada um deles de forma resumida:

  • Medo da rejeição social – Trata-se do medo de ser julgado ou de dececionar os colegas e faz com que sejamos incapazes de dizer “não”.
  • Medo de não ser bom o suficiente – Este medo assombra os nossos pensamentos e faz com que pensemos que afinal não somos capacitados o suficiente para o nosso trabalho.
  • Medo do desconhecido – O medo de mudar é um dos principais receios de qualquer trabalhador pois alerta o seu instinto de sobrevivência e leva-o a duvidar da mudança.
  • Medo de adversidade – Trata-se de um medo que leva o trabalhador a optar pelo caminho mais fácil e a não ser corajoso o suficiente para inovar e ser mais ousado.
  • Medo de se acomodar – Este receio assombra os overachievers e usa a produtividade como desculpa para levar à exaustão, rejeitando os momentos de introspeção sempre necessários nos vários momentos de cada carreira.
  • Medo de pedir ajuda – Este medo leva a que um trabalhador não peça ajuda por recear que seja sinal de fraqueza e dessa forma impede a evolução na aprendizagem com outros colegas.
  • Medo das responsabilidades – Este medo leva a que um trabalhador não mostre a capacidade de liderar um projeto ou que tome a iniciativa para qualquer tarefa.

aNOTÍCIA.pt