Entregue primeiro lote de vacinas para a covid-19 pela Rangel Logistics Solutions

A entrega do primeiro lote de vacinas, para a Covid-19 esteve a cargo da Rangel Logistics Solutions, e envolveu veículos com temperatura interior controlada, especifica para transporte de medicamentos.

vacinas Covid-19 Rangel Logistics Solutions
Entregue primeiro lote de vacinas para a covid-19 pela Rangel Logistics Solutions - ®DR

A Rangel Logistics Solutions, operador logístico com 40 anos de experiência em transporte e logística, foi a empresa selecionada pelo Governo de Portugal como um dos parceiros no transporte das vacinas da Covid-19. 

A operação teve início este sábado (26) e ficou a cargo da Rangel Pharma, unidade do grupo, com mais de 10 anos de experiência no transporte e armazenamento de medicamentos. No transporte foram utilizados veículos específicos para o transporte de medicamentos, com temperatura interior controlada e nos quais está incorporada uma tecnologia da Rangel que permite controlar permanentemente essa temperatura.

Na operação de hoje, assegurou-se com sucesso, o chamado transporte capilar ou last mile, onde se recolheram as vacinas em Coimbra, no centro de armazenamento oficial, definido pelo Governo e se entregaram nos maiores hospitais de Lisboa.

“Estamos muito honrados e orgulhosos por fazer parte deste momento histórico, toda a equipa da Rangel está completamente envolvida e entusiasmada com esta iniciativa. Estamos a contribuir com o nossa estrutura e conhecimento, para ajudar a erradicar esta pandemia de Portugal e do mundo, é uma missão para salvar vidas”, afirma Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions.

Desde que o tema “vacinas” surgiu como solução para a Covid-19, e sendo a logística um fator chave de sucesso, a Rangel Logistics Solutions através da Rangel Pharma, iniciou de imediato um processo interno de alinhamento de equipas e processos. Em termos operacionais, do lado da Rangel estavam garantidas todas as condições para que esta fosse uma operação bem-sucedida, ficando apenas a aguardar a aprovação da mesma, o que veio a acontecer.

O esforço da Rangel Logistics Solutions para combater esta pandemia, iniciou-se logo em março, devido ao papel ativo e crítico que tem na continuidade das cadeias de abastecimento, e isso obrigou a uma responsabilidade acrescida na perspetiva económica e social

Operador logístico licenciado pelo Infarmed, a unidade Pharma da Rangel, expediu em 2019 mais de 112 milhões de unidades de medicamentos, e entregou mais de 460 mil encomendas ao cliente final, incluindo entregas de produtos farmacêuticos que carecem de temperaturas específicas de conservação.

Nuno Rangel, recordou ainda que “Trabalhamos 24h por dia para encontrar soluções no sentido de mitigar os impactos negativos do Coronavírus no transporte internacional. Além de muitos transportes que fizemos de carga aérea, contratámos diretamente 8 aviões charters que fizemos chegar da China a Portugal, alguns destes aviões como é o caso do Antonov 124 um dos maiores aviões do mundo. Transportamos ventiladores, máscaras, e todo o tipo de material de proteção individual.  Depois quando chegaram a Portugal houve a necessidade rececionar, triar, montar kits de vários equipamentos e distribuir pelos vários armazéns e hospitais do país”.

A unidade Pharma é o operador logístico farmacêutico líder em Portugal, com umas das maiores redes de temperatura controlada e com capacidade para continuar este esforço e manter as cadeias de abastecimento críticas em movimento durante este período sem precedentes.

“Temos o compromisso de entregar o que é importante pelo tempo que for necessário”, conclui Nuno Rangel.

aNOTÍCIA.pt