Zé Pedro Rock’n’Roll encerra Ciclo de Memórias em Português

Zé Pedro Rock’n’Roll do realizador Diogo Varela Silva encerra, a 28 de maio, o Ciclo de Memórias em Português no TVCine Top.

Zé Pedro Rock’n’Roll
Zé Pedro Rock’n’Roll encerra Ciclo de Memórias em Português - ®DR

Zé Pedro Rock’n’Roll, do realizador Diogo Varela Silva, fecha com chave de ouro o Especial Documentários: Memórias em Português,agora prolongado com novos títulos até dia 28 de maio. Depois de ganhar o prémio do público no Doclisboa, em 2019, o tão aguardado documentário sobre Zé Pedro, o lendário guitarrista de Xutos & Pontapés, chega à TV nacional dia 28 de maio, sexta-feira, às 22h00, em exclusivo no TVCine Top. Esta é uma viagem íntima à vida e ao mundo de um dos mais carismáticos músicos portugueses, que faleceu em 2017.

Recorde-se que o Especial Documentários: Memórias em Português é um ciclo de filmes que parte à descoberta das nossas pessoas, da nossa cultura, dos nossos lugares e da nossa História. 

Especial Documentários: Memórias em Português | Prolongamento: Sextas-feiras de 2 de abril a 28 de maio

O Lar | 2 de abril, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

Aldeia de Reboleiro, interior Norte de Portugal. Cento e três idosos vivem no Lar de Santa Catarina. Eram camponeses. A maior parte já perdeu a noção do Tempo num Espaço que lhes é estranho. Têm necessidade de comunicar, não querem estar sós. Querem voltar para as suas casas. Batem às portas uns dos outros, rezam, caminham pelos corredores, esperam… Um filme com realização de António Borges Correia.

Wakasa | 9 de abril, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

Partimos em busca da história da princesa Wakasa que se apaixonou por Fernão Mendes Pinto e foi trocada pelo segredo de uma arma. Cada quadro traz-nos uma surpresa mais original que o anterior, criando uma espécie de viagem no tempo. De José Manuel Fernandes.

Entre Leiras | 16 de abril, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

No lugar de Passinhos de Cima, entre o Douro e o Tâmega, há um lugar isolado onde vivem as irmãs Ana e Glória. Um filme sobre o retrato de uma forma de vida, a agricultura de subsistência, mas também sobre o humor e ironias da representação e da hospitalidade. Um filme de Cláudia Ribeiro.

Enviado Especial | 23 de abril, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

A história de vida de Aquino de Bragança, um intelectual e jornalista indiano que teve como objetivo de vida lutar contra o colonialismo e ajudar Goa e todos os países africanos a obter a independência e a paz. Com realização de Nalini Elvino de Sousa.

O Termómetro de Galileu | 30 de abril, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

Filmado em Itália com a família do cineasta Tonino De Bernardi, um filme sobre a transmissão entre gerações, sobre o respeito que todos têm uns pelos outros, pela vida, e pela arte. Um filme com Assinatura de Teresa Villaverde.

Bostofrio| 7 de maio, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

Na aldeia de Bostofrio, em Trás-os-Montes, o realizador Paulo Carneiro procura chegar a um retrato do avô, que não conheceu e que nunca perfilhou o seu pai, perguntando, ouvindo e puxando pelas memórias dos seus conterrâneos. Essa personagem “ausente”, o avô, nunca se materializa – pois este não é um filme “sobre o avô”, é um filme sobre um homem à procura de uma imagem para o seu avô.

Mar Urbano Lisboa | 14 de maio, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

Um documentário ambiental sobre os recursos do ecossistema único que é o Estuário do Rio Tejo e que desenvolve um amplo debate sobre a qualidade das águas e a sua biodiversidade marinha, sobre o futuro da cidade e da área metropolitana que a rodeia. De José Vieira Mendes e Ricardo Gomes.

Hálito Azul | 21 de maio, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

Filme que parte da adaptação de um livro documental sobre a vida dos pescadores portugueses percorrendo toda a costa de Norte a Sul, encontrando paralelismos entre a atualidade e a vida descrita por Raul Brandão há cerca de 100 anos atrás. De Rodrigo Areias.

Zé Pedro Rock’n’Roll | 28 de maio, sexta-feira, 22h00 em exclusivo no TVCine Edition

Zé Pedro, o lendário guitarrista de Xutos & Pontapés, é para muitos a maior figura do Rock ‘n’ Roll Português. Foi o grande impulsionador do género musical em Portugal, não só enquanto guitarrista fundador de uma das mais aclamadas bandas nacionais de sempre, mas também como membro ativo na divulgação do Rock nos papéis de crítico de música, radialista e dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos onde tantas e tantas bandas deram os seus primeiros passos. Combinando inéditos registos fotográficos eimagens de arquivo pessoais e da banda com entrevistas a familiares e amigos próximos, o documentário Zé Pedro Rock’n’Roll é simultaneamente uma justa homenagem e uma viagem íntima à vida e ao mundo de um dos mais carismáticos músicos em Portugal.

Em Zé Pedro Rock’n’Roll, Diogo Varela Silva faz o retrato do velho amigo e tenta explicar a carreira, o percurso, o porquê da música, da partilha e a vida desta figura maior da cultura nacional. O filme foi ainda distinguido com o prémio de mérito em documentário de longa-metragem nos Accolade Global Films Competition, em La Jolla, Califórnia, e também na Suécia, como finalista dos Sweden Film Awards.

 

 

Artigo relacionado:

Zé Pedro Rock’n’Roll chega esta semana aos cinemas o documentário de Diogo Varela