Comentários Kaspersky: ataque aos dados dos utilizadores de redes sociais

A Kaspersky refere a necessidade de perceber os dados que divulgamos nas redes sociais e de que forma eles podem ser utilizados se caírem nas mãos erradas

Kaspersky utilizadores de redes sociais
Comentários Kaspersky: ataque aos dados dos utilizadores de redes sociais - ®DR

Sobre o ataque aos dados dos utilizadores das redes sociais, Alexander Moiseev, Chief Business Officer da Kaspersky, refere que “A proteção de dados continua a ser uma questão sensível para as pessoas e organizações. Na verdade, a cibersegurança é um problema que preocupa mais da metade das organizações em todo o mundo (59%), de acordo com os dados do estudo realizado pela Kaspersky. No ano passado, uma em cada duas empresas (46%) foi vítima de uma violação de dados, após diferentes incidentes de cibersegurança.

Para os utilizadores, isto significa que devemos estar especialmente atentos. Embora estejamos habituados a publicar informação sobre nós na Internet, devemos ser conscientes em relação ao que queremos realmente tornar público e o que não queremos. É importante perceber de que forma os nossos dados podem ser utilizados se caírem nas mãos erradas. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para phishing, engenharia social ou roubo de contas – e, se isso acontecer, é importante estar preparado e usar proteção adequada nos nossos dispositivos.”

Por seu turno, Dmitry Galov, especialista em segurança da Kaspersky, em relação aos ataques aos utilizadores de redes sociais salienta “Não é surpreendente vermos cibercriminosos a utilizar informações obtidas através de uma fuga de dados, em resultado de ataques de phishing direcionados, nos quais enviam emails maliciosos que parecem vir de um remetente de confiança – como, por exemplo, do endereço de email de um amigo do Facebook. Os cibercriminosos podem ainda utilizar a informação para se fazerem passar por pessoas cujos dados também foram roubados.

Desta forma, para se proteger deste tipo de ataques que exploram dados pessoais, recomendamos que os utilizadores tomem precauções extra ao receberem emails de origem duvidosa, mesmo que finjam ser de alguém que conhecem ou em quem confiam. Nunca devem clicar em links ou anexos que vêm em emails e devem verificar sempre se há erros gramaticais ou ortográficos suspeitos (o que poderá ser um sinal de que o email não veio da pessoa que afirma ser). Para proteger as suas informações pessoais online, o melhor é limitar a informação que partilha nas redes sociais. A ferramenta gratuita Privacy Checker da Kaspersky ajuda a definir as configurações de privacidade das contas nas redes sociais para que tenha um nível de segurança apropriado.”

 

aNOTÍCIA.pt