Xutos & Pontapés com Orquestra Filarmónica Portuguesa – Concerto memorável na Altice Arena

Os Xutos & Pontapés e a Orquestra Filarmónica Portuguesa subiram ontem sábado (16) ao palco da Altice Arena para um espetáculo que levou ao rubro uma plateia de 13 mil fãs.

Xutos na Altice Arena
Xutos & Pontapés com Orquestra Filarmónica Portuguesa – Concerto memorável na Altice Arena - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Depois de dois adiamentos, os Xutos & Pontapés e a Orquestra Filarmónica Portuguesa subiram finalmente ontem sábado (16) ao palco de uma Altice Arena completamente esgotada, para proporcionarem a uma imensa plateia de 13 mil fãs, um espetáculo, que celebrou o regresso dos grandes concertos a esta emblemática sala de espetáculos.

O concerto teve inicio com a Orquestra Filarmónica Portuguesa a interpretar um medley de êxitos da banda, fortemente aplaudida pelo público que indiscutivelmente se mostrava desejoso de ver a “a sua banda” .

“Boa noite, Lisboa! Aqui Xutos & Pontapés!” foi o grito-manifesto com que Tim cumprimentou os fãs, depois do primeiro tema ‘À Minha Maneira’.

Para comemorar os 40 anos de carreira a banda portuguesa quis revisitar alguns temas menos conhecidos, tentando representar todos os álbuns da sua discografia, o que de acordo com Tim “em 21 temas, é difícil”. E foi assim que se ouviu ‘ Quarto de Candy’, ‘Um Deus’, “Puro” e ‘Doçuras’ que Tim referiu ter sido tocada muito poucas vezes ao vivo e “rezou-se” a “ Avé Maria”.

Temas mais nostálgicos em que o saxofone de Gui esteve em destaque, como ‘Manhã Submersa’, ‘De Madrugada (Tu e Eu)’ ou ‘Esta Cidade’, cuja letra Tim começou por gritar na frente do palco, sem baixo, empolgando ainda mais o público, mostraram que esta é uma banda intemporal, independentemente da roupagem que deem às músicas.

‘Para Ti Maria’, ‘Circo de Feras’, ‘Contentores’ e ‘Chuva Dissolvente’ arrebataram a multidão, que já não conseguia manter-se sentada e numa explosão de alegria como há muito não se via ‘deitaram a casa abaixo’.

E foi neste clima de êxtase que Tim, João Cabeleira, Kalú e Gui, acompanhados pelos 70 músicos da Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, que já no final, surgiu ‘Para sempre’, com Tim a fazer uma sentida homenagem a Zé Pedro, “Há gente que nos faz falta… mas que está sempre no nosso coração.” Uma enorme ovação sobrepôs-se às suas palavras, espelhando bem a onda de carinho e saudade que todos partilham, pelo carismático guitarrista da banda, desaparecido em 2017.

‘Casinha’ e ‘À Minha Maneira’, finalizaram o concerto dos Xutos, com os 13 mil fãs de pé a cantar, a pular e a aplaudir, na Altice Arena. Certamente um concerto que ficará na memória de todos os que ali marcaram presença.

aNOTÍCIA.pt