Andualem Shiferaw, venceu a EDP Maratona de Lisboa – uma prova que trouxe animação às ruas

Andualem Shiferaw, venceu este domingo (17), a EDP Maratona de Lisboa, uma prova que após um ano de interregno devido à pandemia covid-19, trouxe de novo animação às ruas.

Andualem Shiferaw na Maratona de Lisboa
Andualem Shiferaw, venceu a EDP Maratona de Lisboa – uma prova que trouxe animação às ruas - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Após o interregno de um ano, devido à pandemia covid-19, o etíope Andualem Shiferaw venceu a EDP Maratona de Lisboa, que teve início em Cascais, com meta no Terreiro do Paço, repetindo o triunfo alcançado em 2019 e voltando a bater o recorde da prova, agora com o tempo e 2:05.52 horas.

Na segunda posição terminou o queniano Hosea Kiplimo, com 2:07.39 horas, enquanto o etíope Adane Amsalu foi o terceiro, com 2:07.54 horas. Edgar Matias foi o melhor português, ao concluir na 13.ª posição, com o tempo de 2:29.15.

Na prova feminina, foi a etíope Asayech Ayalew Bere que se sagrou vencedora com o tempo de 2:25.05 horas, sucedendo à compatriota Sechale Dalasa, vencedora em 2019. A atleta etíope cumpriu a parte final da prova completamente destacada das outras adversárias.

Na segunda posição terminou a também etíope Almaz Negede Fekade, com 2:27.12 horas, enquanto a terceira classificada foi a ugandesa Toroitich Linet Chebet, com 2:28.33 horas.

Já na Luso Meia-Maratona de Lisboa, os vencedores foram os etíopes Gerba Beyat Dibaba e Ethelmahu Sintayehu Desci em masculinos e femininos, respetivamente. Samuel Barata e Solange Jesus foram os melhores portugueses.

Na prova masculina, Dibaba cronometrou 1:01.21 horas, impondo-se ao queniano Isaac Kipsan Temoi (1:01.23) e ao eritreu Awet Habte Gherezghiabehr (1:02.11), que concluíram a prova, que terminou na praça do Comércio, nas segunda e terceira posições, respetivamente.

Samuel Barata foi o melhor português, ao terminar na sexta posição, com 1:02.49, seguido de Miguel Borges, que foi oitavo (1.04.55) e de Fábio Oliveira, nono (1:05.22).

No setor feminino, a etíope Ethelmahu Sintayehu Dessi venceu em 1:10.48 horas, tendo a sua compatriota Gete Alemayehu Teklemichael, que correu em 1:13.33, sido terceira, atrás de Dolshi Tesfu Teklegergish, da Eritreia, que foi segunda, com a marca de 1:13.33.

Solange Jesus foi a melhor atleta portuguesa na prova, terminando na quarta posição, com a marca de 1:15.25, imediatamente à frente de Sara Duarte, que foi quinta, com 1:20.24.

Na conferencia de imprensa, Andualem Shiferaw referiu que partiu de Cascais já com o objetivo definido de bater o seu próprio recorde, mostrando-se “muito satisfeito por ter conseguido”, e admitiu que a sua prestação “foi um pouco prejudicada pelo vento”.

O vencedor da EDP Maratona de Lisboa, Andualem Shiferaw, disse ainda que é sempre um prazer vir ao nosso país, e assumiu a vontade de “voltar a correr e bater mais recordes em Portugal”.

Já Carlos Moia do Maratona Clube de Portugal, salientou o facto de apesar das circunstâncias, se ter conseguido bons resultados, terem vindo bons atletas que quiseram vir competir a Portugal, numa altura em que há muitas provas na Europa (Paris, Amesterdão). Mesmo assim, referiu “é uma felicidade, ver a alegria que se sente lá fora, toda a gente a festejar ….esta é uma grande festa, uma grande festa de Lisboa.”

A EDP Maratona de Lisboa é já considerada como uma das mais belas maratonas do mundo. Tem início em Cascais e meta instalada na simbólica Praça do Comércio, num percurso 100% à beira-mar/rio. A Luso Meia Maratona é uma das mais populares provas de Portugal. O seu percurso de 21 Km tem início na Ponte Vasco da Gama e meta também na Praça do Comércio.

aNOTÍCIA.pt