Novembro traz boas notícias para os amantes do balonismo

Em Novembro, “Voar na Beira Baixa” e o “Festival Internacional de Balonismo de Coruche” vão fazer as delícias dos amantes enquanto outros vão ‘andar de nariz no ar’

amantes do balonismo
Novembro traz boas notícias para os amantes do balonismo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas) - foto de arquivo

Em Novembro, para gaudio dos amantes da modalidade, celebra-se o balonismo em Portugal. E, por mais um ano, a Windpassenger volta a trazer aos céus nacionais alguns dos maiores balões do mundo em dois grandes eventos. “Depois de vários cancelamentos em 2020 e 2021, devido à Pandemia, decidimos organizar finalmente estes eventos em Novembro, para não falhar a tradição que tem aproximado a arte do balonismo aos milhares de portugueses que nos visitam ano após ano”, afirma Guido dos Santos, fundador e piloto da Windpassenger.

O primeiro evento “Voar na Beira Baixa”, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com direção técnica da Windpassenger e apoio de Cepsa Gás e Renascença, decorre de 3 a 7 de Novembro. Durante estes dias, salvo se as condições climatéricas não o permitirem, irão realizar-se nos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, voos livres de balões de ar quente*,­ com várias descolagens em simultâneo, incluindo o balão “Beira Baixa”, a “Mota” (o maior balão de forma especial do mundo) ou um barco voador de piratas. Para quem prefere ficar em terra, poderá aproveitar o passeio BTT ou a caminhada urbana. Visite o site www.voarnabeirabaixa.com para consultar o programa completo das atividades do evento.

Poucos dias depois, entre 9 e 14 de Novembro, aterra na vila ribatejana a quarta edição do Flutuar by Cepsa – Festival Internacional de Balonismo de Coruche. Visite o site www.festivalbalonismo.com para consultar o programa completo das atividades do evento.

Pelos céus, veremos entre 15 e 20 balões incluindo o maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros, com capacidade para 34 pessoas! Há voos de balão todos os dias* com compra de bilhetes antecipada, ao início da manhã e ao final da tarde, e batismos de voo em balões estáticos, que permitem viver a experiência gratuitamente. Durante o fim de semana, a agenda será reforçada com atividades para todos os gostos e idades, desde jogos tradicionais portugueses a caminhadas com provas de vinhos locais, a concentração de clássicos, espetáculos com bandas musicais ou o já famoso espetáculo de luz e música eletrónica “Night Glow”, com DJ pela noite dentro. E como nenhuma festa fica completa sem boa comida e bebida, o festival irá acolher um mercado de artesanato e produtos locais, Street Food Fest e Gastronomia Tradicional de Coruche nos restaurantes locais, onde poderão ser degustados alguns dos melhores pratos da gastronomia do Ribatejo.

Para os amantes do balonismo e não só … que tal reservar estas datas nas agendas e já agora, conhecer um pouco mais de Portugal?

(*)Todas as atividades aéreas – voos de balão de ar quente, balões de ar quente estáticos, – só se realizam se todas as condições meteorológicas e de segurança estiverem garantidas, cabendo à direção técnica do evento a decisão de realizar as atividades ou proceder ao seu cancelamento.

Artigo relacionado:

Coruche ‘dá-lhe asas’ se não quiser ‘olhar para o balão’. Começou o III Festival de Internacional de Balonismo!