Quanto lhe vai custar utilizar o aquecedor até ao final do inverno?

Tem por hábito ligar o aquecimento quando chega a casa? A Selectra explica-lhe qual o impacto que isto tem na sua fatura de eletricidade.

Quanto lhe vai custar utilizar o aquecedor
Quanto lhe vai custar utilizar o aquecedor até ao final do inverno? - ®DR

Quanto lhe vai custar utilizar o aquecedor até ao final do inverno? Com o frio que se faz sentir lá fora, a primeira coisa que apetece fazer ao chegar a casa é ligar o aquecedor e de preferência na temperatura máxima para que o ambiente fique quente mais rapidamente, certo? No entanto, por mais que essa ideia pareça aliciante, este hábito pode estar a encarecer bastante as suas faturas ao final do mês. Quer saber de que forma?

Para o ajudar a ter uma perceção do impacto que a utilização do aquecedor representa nas suas despesas, a Selectraespecialista na comparação de tarifas de energia- fez uma estimativa de qual o preço mensal e quanto vai ter de desembolsar até que as temperaturas mais amenas regressem.

Quanto vou pagar a mais por mês?

Imagine que desde o início do mês de Novembro tem ligado o aquecimento em casa cerca de 4h diárias. Consegue imaginar quanto é que isso vai aumentar a sua fatura? A Selectra explica-lhe!

Para fazer estes cálculos, a comparadora considerou uma habitação com uma potência contratada de 6.9kVA (típica para uma família de 4 pessoas) e os watts (W) médios dos seguintes aparelhos:

Quanto vou pagar a mais por mês?
Quanto vou pagar a mais por mês? – ®DR

Primeiro que tudo, deve ter em conta que os preços vão variar de acordo com a tarifa que tem contratada e com a potência de cada aparelho elétrico. Mas uma coisa é certa: quanto mais alta for a potência do aparelho (W) e a temperatura para qual o programa, mais terá de pagar pela sua utilização!

De acordo com o cenário apresentado acima, escolhido pela Selectra por ser bastante comum nas casas portuguesas, a opção menos económica é o aquecedor a óleo, independentemente da tarifa horária. Por outro lado, a alternativa que se considera mais rentável é o emissor elétrico, isto porque entre todos é o que tende a consumir menos energia cada vez que é utilizado.

E quanto vou ter de desembolsar até ao final do inverno?

Por serem normalmente, os meses mais frios e que tornam quase imprescindível o uso do aquecimento elétrico, a Selectra escolheu o período entre novembro e março para fazer a seguinte estimativa:

quanto vou ter de desembolsar até ao final do inverno?
quanto vou ter de desembolsar até ao final do inverno? – ®DR

Se durante estes 5 meses tiver por hábito utilizar o aquecedor em média 4h diárias, estes são os valores que pode esperar ter pago ao final do inverno.

Parece-lhe muito? É porque é mesmo! Aquecer a casa não é tarefa fácil, principalmente quando a grande maioria das habitações em Portugal não está preparada com bons isolamentos térmicos. Por esse motivo e caso pretenda economizar, a Selectra aconselha a que privilegie a utilização destes aparelhos durante as horas de vazio, caso tenha uma tarifa bi-horária, e que opte por um aquecedor com uma menor quantidade de watts.

Agora que já sabe quanto lhe vai custar utilizar o aquecedor, é chegada a altura das opções para que possa reduzir encargos com a fatura energética.

aNOTÍCIA.pt