“Veigas de Sistelo” o novo passadiço que chega ao “pequeno Tibete Português”

O último troço da Ecovia do Vez, “Veigas de Sistelo” já chegou à aldeia de Sistelo, uma das 7 Maravilhas Aldeias de Portugal, conhecida como o pequeno Tibete Português.

Veigas de Sistelo
“Veigas de Sistelo” o novo passadiço que chega ao “pequeno Tibete Português” - ®DR

Foram já inaugurados os últimos 500 metros do passadiço que circunda o pequeno Tibete português, como é considerada a aldeia de Sistelo, uma das 7 Maravilhas -Aldeias de Portugal. O último troço da Ecovia do Vez, “Veigas de Sistelo”, pretende   valorizar o território a partir da paisagem e do trabalho do Homem.

Sistelo, vencedora nacional das “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria de Aldeia Rural, é uma antiga póvoa medieval, que guarda ainda toda a beleza rural ancestral. Conhecida como “o pequeno Tibete português”, tem nos seus fabulosos socalcos uma marca identitária única em todo o país; moldados durante centenas de anos pela intervenção humana, são o ex-líbris da povoação e verdadeiros símbolos do convívio secular entre Homem e a Natureza, criando uma paisagem de características únicas.

Com o objetivo de valorizar e dar a conhecer aos seus visitantes este território tão peculiar e as paisagens circundantes da aldeia de Sistelo, foi agora inaugurado o último troço da Ecovia do Vez, “Veigas de Sistelo” um novo percurso que liga a Ponte da Veiga à Ponte da Portela.

A obra contou com um investimento global de cerca de 70 mil euros e visou melhorar e consolidar a rede de mais de 300 km de percursos de Arcos de Valdevez, através da ligação, por passadiço, de um troço alternativo da Ecovia do Vez.

Estão previstas ainda outras benfeitorias na Aldeia de Sistelo, como a recuperação da antiga escola primária de Padrão, para instalação do centro de divulgação da Paisagem Cultural, a reabilitação de áreas de lazer, dos espigueiros e moinhos, da área de Porto Cova. Também os miradouros da Estrica, Souto e Portela, terão obras de requalificação, num investimento global superior a 250 mil euros, de acordo com informação da autarquia.

Segundo a mesma fonte, entre 2018 e 2019, Sistelo foi visitada por cerca de 100 mil visitantes por ano. Atualmente, em período pós pandemia, a localidade tem tido a visita de 400 a 500 pessoas por semana.

A Ecovia do Vez conta com uma extensão de 34km e está divida em 3 etapas.

Etapa 1 -Jolda-Arcos;

Etapa 2- Arcos-Vilela;

Etapa 3 – Vilela- Sistelo

A excecionalidade e elevado valor patrimonial de Sistelo conduziram a um processo de classificação “Paisagem Cultural”, na forma de Monumento Nacional/ Sítio de Interesse Nacional, a primeira do seu género em Portugal, abrangendo os lugares de Igreja, Padrão e Porta Cova.

aNOTÍCIA.pt