Há vida por Trás de os Montes

É no sossego e tranquilidade da Região Transmontana que acordamos. Por entre montes e vales descobrimos uma região ímpar com recantos únicos de visita obrigatória para quem decide descansar.

Trás os Montes
Há vida por Trás de os Montes - ©Bruno Taveira

O interior norte reserva-nos locais de extrema beleza para quem o visita. Trás-os-Montes é umas das regiões do país repleta de tradições e costumes, embora alguns tenham caído no esquecimento, enquanto outros, ainda se mantenham nos tempos de hoje.

É considerada por muitos a Terra Fria, devido aos seus invernos longos e rigorosos, e por outros Terra Quente, devido aos verões muito quentes e secos, conforme o ditado popular, “nove meses de inverno e três de inferno”.

Quem chega a Trás-os-Montes, depara-se com uma beleza ímpar, com inúmeras montanhas e vales em estado natural. A região está rodeada de áreas protegidas: a Norte, no distrito de Bragança fica localizado o Parque Natural de Montesinho, a Este o Parque Natural do Douro Internacional. A Noroeste, concelho de Montalegre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, no distrito de Vila Real o Parque Natural do Alvão e Serra do Marão e o Alto Douro Vinhateiro, que foi declarado em 2001 como património Mundial da UNESCO.

Como chegar?

Para chegar a Trás-os-Montes, ou melhor, à região transmontana, hoje em dia é fácil. Já lá vão os tempos em que as estradas sinuosas, faziam das viagens um longo e penoso trajeto a percorrer.

Quem se desloca de automóvel pode utilizar as autoestradas principais (A1, A24, A4) com ligação direta à região. Quem preferir disfrutar de uma viagem diferente pode optar por se deslocar de comboio até à Régua ou de avião com voos direto de Cascais até Vila Real e Bragança.

Chegando à região há autoestradas e Itinerários Complementares (IC) com muito bons acessos para as principais cidades, Vila Real, Chaves, Montalegre, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Miranda do Douro, entre outras cidades.

Que visitar?

Pelas paisagens verdejantes, avistamos pequenas aldeias muito preservadas, as ruas estreitas em calçada portuguesa, as casas feitas de pedra e os campos repletos de cultivos. A maioria habitadas, outras com muito pouca população devido à emigração. Muitos saíram para residir nas principais cidades da região ou para outros países, quem fica dedica-se à agricultura, na produção de alimentos e produtos regionais, com destaque para as vinhas, os castanheiros, as amendoeiras, as nogueiras, as macieiras, os olivais e os cerejais.

Para os mais aventureiros, a região disponibiliza passeios pedestres em trilhos pelas serras, para observação da fauna e flora. Os miradouros implementados no Douro Internacional são outra atração. Integrado na Rota dos Miradouros, são mais de 80km, por terra desde Freixo de Espada-à-Cinta até Miranda do Douro. Para quem desejar pode fazer passeios de barco pelo Rio Douro, para observação das escarpas ingremes e verdejantes.

Parque Natural do Alvão
Parque Natural do Alvão – ©Bruno Taveira

Pelo verão as cascatas, lagos e as praias fluviais, atraem anualmente centenas de turistas. A Albufeira do Azibo (Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo) é a mais procurada devido à qualidade da água e longa extensão de praia, bem como os Lagos do Sabor.

Tanto para conhecer em terras transmontanas que se torna impossível fazê-lo num único artigo. De forma aleatória, escolhemos uma das muitas sugestões possíveis. 

Uma sugestão para um dia, com um final feliz – De Montalegre a Chaves:

Em Montalegre não pode perder uma visita ao seu castelo datado do século XII e em seguida conhecer o Ecomuseu de Montalegre, onde ficará a conhecer a história e património desta bela terra.

Em seguida rumamos ao Alto Tâmega e a Boticas que nos irá encantar com as suas casinhas de pedra. Em Boticas é imperdoável não visitar o Museu Rural, onde poderemos contemplar antigos utensílios agrícolas.

Sugerimos a próxima paragem em Vila Pouca de Aguiar para uma visita ao seu Parque das Pedras Salgadas, uma zona de bosque inigualável. A próxima paragem será na cidade de Valpaços, para uma visita ao Museu do Vinho e aprender sobre a tradição vitivinícola desta região Transmontana.

O fim deste dia viagem é em Chaves, onde podemos admirar a sua imponente fortaleza medieval, declarada Monumento Nacional. A ponte romana de Trajano será o destino seguinte antes de irmos usufruir e visitar as termas de Chaves.

Gastronomia

Com inúmeros pratos típicos, a região transmontana apresenta uma gastronomia assente em várias carnes. O cabrito, a feijoada à transmontana, a posta à mirandesa, o cozido à portuguesa do Barroso, o butelo e as casulas, o folar de carne e os enchidos, entre outros, sem nos esquecermos dos vinhos certificados que são produzidos em toda a região.

Haverá inúmeras razões para visitar Trás-os-Montes, aproveite e reserve a estadia em hotéis, residenciais ou alojamentos locais, para quem tiver espírito aventureiro aconselhamos o aluguer de uma autocaravana e percorrer as vias de acesso aos principais pontos turísticos.

aNOTÍCIA.pt