19ª Bênção Nacional dos Ciclistas homenageou Carlos Vieira

Realizou-se este domingo, em Fátima, a 19ª Bênção dos Ciclistas, este ano em homenagem ao seu fundador Carlos Vieira, falecido em dezembro de 2020.

Bênção dos Ciclistas
19ª Bênção Nacional dos Ciclistas homenageou Carlos Vieira - ©José Morais

Após um ano e meio de interregno, devido à pandemia de Covid19, realizou-se este domingo, 11 de setembro em Fátima, em homenagem ao seu fundador Carlos Vieira, falecido em dezembro de 2020, a 19ª Bênção dos Ciclistas.

Um grupo de amigos juntou-se assim, para dar continuidade ao projeto iniciado há vinte anos por Carlos Vieira, o qual teve logo desde o primeiro dia o apoio e incentivo de D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo emérito de Leiria/Fátima, também ele adepto da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer.

O regresso da Bênção, foi muito bem recebido pelos habituais participantes e diversas entidades se associaram à iniciativa, com o objetivo de homenagear Carlos Vieira. Este ano o programa teve início em Leiria, junto ao cemitério, onde Carlos Vieira está sepultado, e onde foi colocada uma coroa de flores e uma lapide pela Associação de Ciclismo de Santarém e pelos amigos, tendo sido ainda entoados cânticos pelo Irmão Missionário Artur Pinto, recordando assim o “Grande Homem” que foi “Carlos Vieira”.

Depois da homenagem, um grupo de ciclistas seguiu para Santa Catarina da Serra, onde a partir dai pedalaram até ao Parque 12 em Fátima acompanhados por um grupo de Motards.

José Gonçalves, mas conhecido nos eventos como o “Estica”, levou na sua bicicleta, uma bandeira alusiva ao evento, com a imagem de “Carlos Vieira”. No parque 12, houve o habitual convívio entre os ciclistas e outras pessoas costumam aqui se reunirem para assistir à Benção. Reencontros, de pessoas que já não se viam desde a última cerimónia. Foi tempo ainda de cumprimentar D. Serafim Ferreira e Silva que ali se deslocou para receber os participantes 19ª Bênção dos Ciclistas

Numa gentileza das Águas de Penacova, foram distribuídos aos presentes águas e bolos.

Dada a partida rumo a Valinhos, os ciclistas pedalaram para participar em mais uma Bênção, chegada ao local da mesma, debaixo de forte calor e muito Sol, os participantes aguardaram o início da Santa Missa, depois de terem sido distribuídos entre todos panfletos com os cânticos e o Hino dos Ciclistas de autoria do Irmão Missionário Artur Pinto.

A Missa e a Eucaristia, foi presidida como habitualmente por D. Serafim Ferreira e Silva, e pelo Padre Vítor Lamosa, Capelão do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, Covilhã, que também se quis associar ao evento.

Depois da realização da Missa, foi tempo de algumas intervenções, a primeira feita por Alejandra Freitas, uma adepta do ciclismo que pedalou de Lisboa a Leiria de bicicleta, para prestar a sua homenagem a Carlos Vieira que, nem sequer conhecia. Alejandra Freitas, fez questão de ler a mensagem deixada pela família de Carlos Vieira, que por motivos de força maior não pode marcar presença. Uma mensagem muito forte, muito sentida, que tocou e emocionou todos os presentes.

Outra intervenção, veio também de uma Senhora que nunca tinha conhecido pessoalmente Carlos Vieira, Janete Costa, escritora, teve conhecimento do falecimento na altura e através da colaboração com O Praticante, elaborou um poema dedicado ao mesmo e associou-se ao evento, fazendo um novo poema, que recitou. Palavras lindas, emocionais, frases com história, um poema que ‘tocou’ os presentes.

Antes dos agradecimentos finais, foi também chamada Leonor Silva, a viúva de Pedro Silva, antigo ciclista, responsável pela Equipa Profissional de Ciclismo Tavfer Mortágua Ovos Matinados, falecido o ano passado em véspera do início da Volta a Portugal.

Leonor Silva a única representante de uma equipa de ciclismo profissional, agradeceu o convite feito pelo Dr. António Figueiredo para marcar presença. Leonor Silva referiu a ligação entre seu marido Pedro Silva e o mesmo, já que várias vezes treinaram juntos, e partilharam muitas histórias, como no momento especial que era a Bênção. Leonor Silva, mostrou-se muito satisfeita em estar ali, representado o seu marido, e a equipa que agora está sob a sua responsabilidade, um desejo de seu marido.

A terminar as intervenções, a organização agradeceu a todos os que associaram à iniciativa, ao Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo de Santarém, ao Santuário de Fátima, ao Município de Leiria, as Águas de Penacova pela pessoa de José Pedro Relvão, a Escritora Janete Costa, ao Irmão Missionário Artur Pinto, ao Padre Vítor Lamosa, a Leonor Silva da  Equipa Profissional de Ciclismo Tavfer Mortágua Ovos Matinados, a Alejandra Freitas, ao Luis Dias pela recolha de imagens, a RTP pela divulgação, à Antena 1 do programa de José Candeias pelas sua disponibilidade, e aos órgãos de comunicação social que nos últimos anos se tem associado na divulgação das Bênção, O Praticante, aNOTÍCIA.pt, à Revista Notícias do Pedal, e a todos que apoiaram e participaram.