“Na mesa do Cícero”: O novo projeto do restaurante – galeria de arte Cícero Bistrot

Cícero Bistrot, para além de restaurante de autor e galeria de arte, aposta agora num novo projeto "Na mesa do Cícero"

Cícero Bistrot
"Na mesa do Cícero": O novo projeto do restaurante - galeria de arte Cícero Bistrot - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Localizado numa das principais ruas do icónico bairro de Campo de Ourique, o restaurante galeria Cícero Bistrot, tem agora um novo projeto – “Na mesa do Cícero”,que de acordo com o seu proprietário Paulo Dalla Nora “tem como um dos pontos centrais as relações entre Portugal e o Brasil”.

Foi após o almoço com o Presidente Lula, (que fez questão de visitar o Cícero, aquando da sua recente visita a Lisboa), onde essas relações foram uma parte importante da conversa à mesa, que surgiu a ideia de fazer uma série de encontros com personalidades da vida politica, social ou artistica, portuguesas e brasileiras. O projeto nasceu e chama-se “Gentes de cá e de lá na mesa do Cícero”.

Esta série de conversas “na mesa do Cícero”, reune personalidades incontornáveis “de cá e de lá” que vão debater ideias, trocar argumentos, antecipar as tendências do futuro e compreender o potencial existente nas relações entre Portugal e o Brasil, a Europa e o mundo.

Para a primeira dessas conversas “escolhemos José Manuel Durão Barroso, ex-Presidente da Comissão da União Europeia, ex-Primeiro-ministro de Portugal e hoje Presidente não-Executivo da Goldman Sachs Internacional” refere Paulo Dalla Nora. Durão Barroso tem relação íntima com Brasil inscrita em seu DNA —o pai, Luís António Barroso, nascido no Rio em 1922, ano do centenário da Independência, foi cidadão brasileiro ainda antes de se tornar português.  Durão Barroso visita regularmente a família que lá mora, “Pelo menos uma vez por ano”, afirma.

A segunda presença “na mesa do Cícero” foi “gente de lá”. O convidado foi o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, seguindo-se “gente de cá”. A jornalista portuguesa Isabel Lucas, autora do livro “Viagem ao país do futuro”.  Ao longo de quase um ano, Isabel Lucas percorreu territórios brasileiros, conheceu seus habitantes, estabeleceu diálogo com escritores e livros, dos mais canônicos aos contemporâneos.

De acordo com o fundador, deste conceito inovador de restaurante-galeria, o objetivo é tornar o Cícero Bistrot, num espaço de tertulia e de troca de ideias.

Sobre o Cícero Bistrot

O Cícero Bristot é um restaurante – galeria de arte que homenageia o artista plástico brasileiro, nascido em Pernambuco, Cícero Dias, ícone do modernismo brasileiro, que viveu boa parte da sua vida na França e uma parte, durante a segunda guerra, em Lisboa.

O Cícero Bistrot celebra a incontornável arte modernista e contemporânea brasileira e proporciona uma experiência artística através de uma ementa especialmente elaborada, que traz a influência de ingredientes luso-brasileiros para a cozinha de autor com técnicas francesas. Ao comando da cozinha do Cícero está o Chef Hugo Cortez, que já passou pelo restaurante Eleven e pelo espaço de Henrique Sá Pessoa e do Hotel Boutique Wine and Books. Quanto aos vinhos, a carta é da responsabilidade do sommelier Rodolfo Tristão.

Pelo espaço estão espalhadas 21 obras de artistas como Cícero Dias, Marianne Perettiquem, João Câmara, Lula Cardoso Ayres ou Kllian Glasner. Todos originais, da coleção privada de Paulo Dalla Nora, que encontrou, finalmente, no Cícero Bistrot a oportunidade de compartilhar essa coleção pessoal com o mundo. As obras estão dispostas em perfeita harmonia com peças de mobiliário vintage e dialogam diretamente com a ementa.

Artigo relacionado:

Cícero Bistrot, palco da apresentação do Festival Viver Portugal & Brasil