Foodstock assinala os 12 anos do movimento Refood

O movimento Refood, apresentou esta terça-feira, 28 de março, as marcas e os artistas que se vão associar à 1º Edição do Foodstock.

Foodstock movimento Refood
Foodstock assinala os 12 anos do movimento Refood - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Foram revelados, os artistas e as marcas que se vão associar à organização da 1.ª edição do Foodstock, o evento que vai assinalar os 12 anos do movimento Refood à comunidade.

Galp, Banco Montepio, Secil, NTT Data, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, El Corte Inglés, Sociedade Central de Cervejas, Sumol-Compal, Águas de Portugal, Cisco, Makro e Samsic são algumas das marcas que já confirmaram o apoio a um festival de Sustentabilidade, Solidariedade e Inclusão que terá artistas como Diogo Piçarra, HMB, The Black Mamba e David Carreira entre os cabeças de cartaz.

O evento arranca no dia 11 de Abril, na Estufa Fria de Lisboa, com a inauguração da 1.ª Exposição dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal, a que se segue a organização da conferência “Sobre Viver”, nos dias 21, 22 e 23 de Abril.

Num segundo momento, entre 20 e 23 de Abril no Pavilhão Carlos Lopes, irá decorrer a  iniciativa gastronómica “Uma Mesa para 12 Mil” e os concertos “Foodstock ao Vivo”, onde os visitantes poderão vibrar com a música do St Dominics Gospel Choir e de Diogo Piçarra (dia 20 de Abril), Irma e HMB (21), Diana Castro e The Black Mamba (22) e Tainá e David Carreira (23).

Na iniciativa “Uma Mesa para 12 Mil”, que irá contar com o apoio de reconhecidos chefs, como o chef Kiko e o chef Chakall, além de outros amigos da Refood, o desperdício alimentar será Information Rating: Internal (I) transformado em refeições da qualidade que serão servidas por voluntários-colaboradores dos parceiros. As refeições poderão ser consumidas no espaço que existirá no Pavilhão Carlos Lopes e ainda em regime de “takeway” para as obras sociais de Lisboa.

A participação no Foodstock poderá ser feita mediante a reserva dos ingressos desejados no site do evento, sendo que qualquer valor doado no sistema de reservas servirá para cobrar os custos de produção do evento e apoiar o trabalho 100% voluntário do Movimento Refood. Para facilitar o acesso aos concertos, bilhetes solidários, poderão também ser adquiridos na BOL (bilheteira on line).

Sobre a Refood

O Movimento Refood foi criado em 2011 e reúne hoje mais de 7500 voluntários num processo diário de transformação de desperdício alimentar em refeições nutritivas, oferecidas à população em situação de fragilidade social e económica. Com o resgate de comida excedente de 1800 parceiros, em 64 comunidades em Portugal, a Refood já assegurou a alimentação saudável de 8000 beneficiários.

Atualmente, mais de 2,5 milhões de refeições são resgatadas e doadas, em média, todos os anos, o que permite evitar mais de 1.250 toneladas anuais de resíduos que, de outra forma, contribuiriam para degradar o nosso meio ambiente.

aNOTÍCIA.pt