Fado no Ateneu: Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto abre as portas ao fado

Fado no Ateneu vai acontecer de terça-feira a Sábado , às 18h30 e irá apresentar jovens promessas e artistas já consagrados

Fado no Ateneu
Fado no Ateneu: Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto abre as portas ao fado - ®DR

A partir de Maio o Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto vai abrir as portas ao Fado com a inciativa “Fado no Ateneu”. O público vai poder assistir a sessões musicais de terça-feira a Sábado, às 18h30, com oferta de um cálice de vinho do Porto.

Durante este mês, Fado no Ateneu recebe a jovem fadista Adriana Paquete, natural da Póvoa de Varzim, canta desde os 12 anos tendo, com essa idade, protagonizado o espetáculo “Annie”, de Filipe La Féria. Lançou em Março o seu primeiro disco “Meu Coração”, que apresenta uma perspetiva singular do fado tradicional, homenageando aqueles com quem aprendeu – Amália Rodrigues, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria e António Rocha.

A fadista estará acompanhada de André Teixeira, na viola. Natural da cidade do Porto inicia muito jovem o seu percurso enquanto violista fortemente influenciado pelos sons do fado. Já tocou com fadistas como Ricardo Ribeiro, Cuca Roseta, Beatriz da Conceição, entre outros. E com grandes figuras da guitarra portuguesa como José Fontes Rocha, Ângelo Freire, Pedro Amendoeira e Mário Pacheco; e de João Martins na guitarra portuguesa, natural de Barcelos, é um multi-instrumentista com uma paixão pelas manifestações musicais de cariz tradicional, e tudo que se associe aos cordofones de expressão portuguesa. Passou pelos mais variados palcos, desde festivais de verão a casas de fado e salas de espetáculos.

Fado no Ateneu continuará a acontecer ao longo do ano com vários artistas numa homenagem a uma das maiores tradições culturais de Portugal, o Fado, num dos salões mais deslumbrantes e histórico de Portugal.

O Ateneu Comercial do Porto é uma instituição cultural e social localizada na cidade do Porto. Fundada no século XIX, a instituição tem como objetivo fomentar a cultura e o conhecimento através de suas atividades sociais, culturais e académicas. Com uma rica história e tradição, o Ateneu Comercial do Porto é um lugar de encontro para artistas.

Bilhetes à venda no local e em https://feverup.com/m/129129

aNOTÍCIA.pt