Jorge Pina procura apoios para ir ao Vaticano reunir com o Papa Francisco

O atleta paralímpico Jorge Pina, procura apoios para ir de bicicleta ao Vaticano, reunir com o Papa Francisco antes da sua vinda a Portugal.

Jorge Pina Papa Francisco
Jorge Pina procura apoios para ir ao Vaticano reunir com o Papa Francisco - ®DR

Jorge Pina, atleta paralímpico invisual, vai atravessar Espanha, França e Itália de bicicleta até ao Vaticano para reunir com o Papa Francisco, com o intuito de quebrar barreiras em prol da paz e da união. Para esta esta viagem, com cerca de 2700 km, Jorge Pina, de 47 anos, conta com uma equipa de três elementos, sendo que dois deles irão revezar-se na missão de o guiar em cima da sua bicicleta tandem (de dois lugares).

O atleta ex-campeão de boxe, Jorge Pina, procura assim patrocínios que apoiem esta viagem que tem como objetivo transmitir ao Papa Francisco uma mensagem de paz e esperança no âmbito da Jornada Mundial da Juventude que irá decorrer este ano, em Lisboa.

Durante o percurso de viagem Jorge Pina vai parar em vários locais emblemáticos, como Mesquitas e Igrejas, para deixar uma mensagem de esperança e fazer acreditar que é possível ultrapassar dificuldades, mesmo quando parecem impossíveis de vencer.

Por ser um projeto de superação individual, Jorge Pina considera que “Há um vasto universo para descobrir dentro de cada um de nós e, quando nós descobrimos essa força, conseguimo-nos transcender e, dessa forma, passar uma mensagem para o mundo, de paz, amor e união entre os povos”.

Jorge Pina, criou em 2011 a associação com o seu nome – que desenvolve vários projetos sociais – e em 2015 uma escola de atletismo adaptado.

Depois de ter perdido 90% da visão, sobretudo devido às competições de pugilismo, começou a praticar atletismo, tendo marcado presença nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, Londres2012 e Rio2016.

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude que terá lugar este ano em Lisboa, o atleta invisual propôs-se a este desafio com o intuito de quebrar barreiras em prol da paz e da união, promovendo juntos dos mais jovens um mundo mais justo e solidário.

A viagem ao Vaticano está programada para o início de Julho.

Sobre a Associação Jorge Pina

A Associação Jorge Pina conta com 200 crianças e jovens que praticam várias atividades desportivas como o atletismo, atletismo adaptado, boxe educativo e goalball. Em novembro de 2021, o atleta abriu as portas da Academia Jorge Pina com vários projetos desenvolvimentos no âmbito da inclusão social com o objetivo de através da prática desportiva, as crianças e jovens poderem ter um espaço onde podem estar e estudar com o intuito de promover a igualdade de direitos, facilitar a integração dos jovens e crianças na sociedade e as relações interpessoais entre jovens com e sem deficiência.  A instituição fomenta divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva, como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade e a cooperação, pois acredita que as atividades desportivas e culturais são a base de uma vida saudável, plena e positiva.

aNOTÍCIA.pt