Arábia Saudita: Um destino a descobrir

Descubra alguns dos principais roteiros da Arábia Saudita, o segundo maior país árabe do mundo, numa viagem com muito para descobrir.

Arábia Saudita
Arábia Saudita: Um destino a descobrir - ®DR

A Arábia Saudita, é um destino com muito para oferecer, seja qual for o tipo de viagem que se imaginar. Um destino com cultura e tradição, praias e atividades aquáticas e, claro o deserto a perder de vista, imponente como uma grande muralha natural.

Um dos destinos principais é Riade a capital da Arábia Saudita, uma das cidades mais vibrantes e populares do reino, situada num oásis, no meio do deserto. Aqui não faltam espetaculares centros comerciais, com lojas das marcas mais famosas a nível mundial, restaurantes de gastronomia local, mas também restaurantes de cozinha internacional.

Relativamente ao património arquitetónico, também muito há para visitar, tais como o emblemático Masmak Palace, um palácio arqueológico convertido em museu onde se pode descobrir a história da unificação do reino; o Saudi National Museum, com as suas 3700 peças patrimoniais de estátuas, manuscritos e esculturas são um convite a uma viagem pela sua história; ou o Historic Palace of Murabba fundado como uma cidade em miniatura com vários edifícios e que era a residência do rei e sede do governo.

As melhores vistas aéreas da cidade, são as que se avistam do topo do Al Faisaliah Tower, o primeiro arranha-céus da Arábia Saudita, e que está equipado com a mais recente tecnologia, ou do Sky Bridge, que tem 300 metros de altura e que oferece vistas panorâmicas espetaculares, especialmente depois de escurecer.

Para os amantes de espetáculos, o Riyadh Season é um evento imperdível no calendário. Integrado no movimento Saudi Season, o festival anual de cinco meses, que começa em outubro-novembro, inclui concertos, teatro, exposições de arte, experiências interativas, gastronomia, parque de diversões e muito mais.

A noroeste de Riade fica Diriyah conhecida pela sua arquitetura de adobe, os seus edifícios antigos que albergam museus que proporcionam um vislumbre do passado, e o bairro de At-Turaif, património da UNESCO desde 2010.  Diriyah acolhe numerosos eventos e espetáculos que encantam os visitantes, que também podem visitar os seus mercados e desfrutar de restaurantes que servem cozinha tradicional.

No oeste do país, na província de Meca, a cidade de Jeddah, nas margens do Mar Vermelho, é uma mistura perfeita de tradição e modernidade. Uma muralha com oito portões conduz ao Património Mundial da UNESCO de Al Balad. Ali, no centro histórico de Jeddah, o tempo parece parar enquanto se passeia pelas ruas e se descobrem as casas tradicionais árabes. A cidade caracteriza-se pelas suas típicas varandas de madeira que contrastam com os bairros mais modernos da cidade onde se encontram atrações como o King Fahd Fountain que se ergue do Mar Vermelho e pode ser visto em todo o seu esplendor a partir da ‘corniche’, a zona ribeirinha de Jeddah,  povoada de várias esculturas de artistas famosos, incluindo uma de Joan Miró.

Um local de visita obrigatória é o Jeddah Yacht Club & Marina, morada de luxuosos iates, e onde se pode passar um dia divertido nas lojas e restaurantes locais. Jeddah é também o destino perfeito para quem procura desfrutar da praia, desportos aquáticos e mergulho nas suas águas cristalinas.

Também na região de Meca está um dos segredos mais bem guardados da Arábia Saudita. Trata-se de Taif. Destino de montanha situado na cordilheira de Sarawat, entre altas montanhas e vales férteis, é conhecido oficiosamente como a capital de verão da Arábia Saudita. As suas temperaturas amenas fazem dela o destino ideal para fugir aos rigores do verão saudita. A região é famosa pela sua produção de figos, uvas, romãs e mel, mas sobretudo pelas suas plantações de rosas, para além de ser um destino ideal para os amantes da aventura e das atividades ao ar livre nas montanhas.

Já Dammam situa-se na província oriental da Arábia Saudita. Situada nas margens do Golfo Arábico, esta antiga aldeia piscatória tornou-se uma importante cidade árabe com a descoberta de petróleo na década de 1930 e é atualmente a cidade árabe com o crescimento mais rápido.

Embora famosa pelos seus parques, passeios e praias de areia, é também um destino de artes, desporto e entretenimento. Dammam acolhe a primeira exposição de arte urbana do Reino, no bairro de Bayoonya, em Al Khobar, e possui uma variedade de centros culturais e museus, como o SCITECH Centro de Tecnologia e Ciência ou o Taybeen Museum que alberga uma curiosa exposição de peças vintage.

Perto de Dammam, o oásis Al Asha é uma surpresa com mais de 2,5 milhões de tamareiras e é o maior oásis independente do mundo, com tudo, desde fontes quentes e frias a mesquitas históricas e, claro, paisagens extraordinárias.

AlUla, situada no meio do deserto, na região noroeste do país, tem a honra de ser a primeira região saudita classificada como Património Mundial da Unesco. O próprio deserto é um verdadeiro museu ao ar livre, com formações rochosas, tais como a Pedra do Elefante e as Rochas Dançantes, cuja aridez contrasta com a vegetação do vale do oásis de AlUla, aninhado entre as grandes montanhas de arenito do Hijaz.

Em AlUla, a transição da visita aos túmulos nabateus de Hegra, com 7000 anos, para o espetáculo de Maraya, um espetacular edifício moderno revestido com 9740 painéis espelhados que se integra perfeitamente no ambiente e acolhe exposições, concertos e outros eventos artísticos, deixa os visitantes completamente atónitos.

E, finalmente, no Sudoeste, encontra-se a região de Aseer, uma das zonas mais bonitas e preservadas da Arábia Saudita.  As montanhas de Jabal Sawda é o pico mais alto da Arábia Saudita, com mais de 3.000 metros, é de visita obrigatória assim com a aldeia de Rijal Almaa, que, com os seus edifícios de pedra multicoloridos e castelos, classificada entre as melhores aldeias turísticas do mundo.

Estes são alguns dos destinos turísticos da Arábia Saudita, mas muito mais há para dizer sobre o segundo maior país árabe do mundo, com uma população de 33,5 milhões de habitantes, e que ocupa grande parte da Península Arábica. Conquistou poder mundial através do petróleo e do gás e é o maior exportador de “ouro negro” do mundo, sendo o segundo em termos de reservas deste recurso valioso.

Em 2019, o reino abriu-se a turistas internacionais pela primeira vez com a implementação do sistema de vistos eletrónicos para portadores de passaportes de 49 países, incluindo Portugal, dando agora oportunidade aos amantes de viagens de visitar kms de história e tradição.

aNOTÍCIA.pt