Chefs convidados e algumas Estrelas Michelin na Casa do Gadanha

O chef Ruben Trindade Santos convida chefs amigos, para momentos de amizade, e paixão pela gastronomia, na cozinha da Casa do Gadanha

Casa do Gadanha
Chefs convidados e algumas Estrelas Michelin na Casa do Gadanha - ®DR

São dois anos de Casa do Gadanha e até ao final do ano, todos os momentos contam para celebrar. Com isto em mente, o chef executivo Ruben Trindade Santos está a convidar chefs, que são sobretudo amigos, para jantares muito especiais que prometem dinamizar as noites de Estremoz.

É já no próximo sábado, 8 de junho que, os chefs André Cruz, do Feitoria (1*MICHELIN) e João Sá, do Sála (1*MICHELIN), se juntam ao chef Ruben Trindade Santos para mais um momento de celebração entre amigos, na casa do Gadanha.

O último deste ciclo de jantares, pensado por Ruben Trindade Santos, aconteceu no passado dia 25 de maio, e reuniu ao chef executivo do Casa do Gadanha, Margarida Cabaço, chef reconhecida que esteve à frente do restaurante São Rosas, e Michele Marques, da Mercearia Gadanha, para um jantar que juntou o passado e o futuro da gastronomia em Estremoz.

Para Ruben Trindade Santos, partilhar a cozinha com outros chefs que acima de tudo são amigos é um prazer que quer continuar a ter. Já anteriormente tinha feito a experiência. “Depois do primeiro jantar, com o Bruno Caseiro e o Francesco Ogliari, ter corrido tão bem, volto a convidar chefs, que são, sobretudo, pessoas de quem gosto, para partilhar a minha cozinha e comemorar estes dois anos da Casa do Gadanha, com momentos que serão especiais, não só para mim, mas também para os clientes”, explica o chef executivo do restaurante Casa do Gadanha. Depois foi a vez de “Já este sábado, (25 maio) recebo na Casa do Gadanha a minha mulher, Michele Marques, e uma grande amiga nossa, a Margarida Cabaço, que esteve à frente do restaurante São Rosas aqui em Estremoz e que é, sem dúvida, uma grande referência a nível nacional. Duas semanas depois, tenho dois grandes amigos comigo, o André e o João, para um jantar que será um convívio entre amigos e clientes”, contou Ruben Trindade Santos.

Outros jantares, e outros chefs, irão animar as noites de Estremoz e a Casa do Gadanha, num futuro próximo. É só teu um pouco de paciência.

Os chefs do jantar de 8 de junho

André Cruz é o chef do restaurante Feitoria (1*MICHELIN), desde 2022. Dias depois de dar a conhecer o novo menu do restaurante do Altis Belém, vê o seu talento reconhecido como “Chef Revelação 2022”, pelos prémios Mesa Marcada, e integra ainda a lista dos “20 chefs que vão dar que falar”, do Guia Boa Cama Boa Mesa. Além da Estrela MICHELIN, que tem conseguido manter e que é um reconhecimento da excelência do seu trabalho, está ainda presente no reconhecido guia La Liste e no Discovery 50 Best.

João Sá abriu o SÁLA em 2019, espaço que criou com o objetivo de proporcionar uma sála de estar, de jantar e degustar. As suas propostas são marcadas pelo sabor das estações, sendo os vegetais, que escolhe a dedo, as grandes estrelas da carta – são quase metade desta. Foi distinguido este ano com a primeira Estrela MICHELIN, distinção que reconhece e reforça o bom trabalho que tem desenvolvido.

Ruben Trindade Santos, Chef Executivo do Restaurante Casa do Gadanha

Com uma vasta experiência no mundo da cozinha, Ruben Trindade Santos formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, antes de passar por alguns dos restaurantes mais relevantes do panorama gastronómico português, como o Pragma By Fausto Airoli, o Feitoria (1*Michelin), no Altis Belém, na altura dirigido pelo chef João Rodrigues, de quem foi braço direito, e o restaurante Ocean (2*Michelin), no Vila Vita Parc. Seguiu-se um período internacional, que teve início em Londres, no restaurante Viajante de Nuno Mendes, na altura com 1*Michelin, passando depois para a América Latina, onde esteve em dois restaurantes distinguidos pela The World’s 50 Best Restaurants na Bolívia (restaurante Gusto) e Chile (restaurante Boragó). Regressa a Portugal em 2017, e integra o projeto de Michele Marques, a Mercearia da Gadanha, em Estremoz. Juntos, abrem cinco anos depois, a Casa do Gadanha, também em Estremoz, que reúne a comodidade de uma casa de campo na cidade, com a riqueza gastronómica da região, através do restaurante, liderado por Ruben. A sua cozinha transmite o respeito pelas tradições, com uma abordagem internacional, fruto do seu percurso e viagens pelo mundo.

aNOTÍCIA.pt