
A 633ª edição da Feira de São Mateus foi oficialmente apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e pelo presidente da Viseu Marca, Pedro Alves no passado dia 13 de junho. O evento decorrerá entre 7 de agosto e 21 de setembro, e promete ser, mais uma vez, um dos grandes destaques culturais e turísticos do país.
Com uma duração de 46 dias, a edição deste ano reforça a aposta na diversidade da programação, com novidades gastronómicas, mais de 60 atividades desportivas, iniciativas ligadas à sustentabilidade e uma agenda musical para todos os públicos. Um dos grandes destaques será a nova Praça da Alimentação, com uma oferta renovada e variada, e a requalificação do espaço dedicado às tradicionais enguias, uma das atrações mais procuradas da feira.
No cartaz musical, sobem ao palco nomes como Lukas Graham (14 de agosto), Matias Damásio (8), Dillaz (9), GNR (11), Calema (12), Fernando Daniel (16), Bárbara Tinoco (22), Gipsy Kings (30), Mariza (5 de setembro), Bispo (13), Rita Guerra (20), entre muitos outros. A ampliação da área frente ao palco, introduzida na edição anterior, mantém-se, permitindo acolher mais público com maior conforto.
O desporto também marca forte presença com a 42ª Meia Maratona Carlos Lopes, torneios de padel, gaming, artes marciais, BTT e cycling, entre outras propostas para amadores e atletas.
A Feira de São Mateus mantém-se na vanguarda da sustentabilidade, sendo o primeiro evento do género em Portugal a receber certificação nesta área. Este ano, o recinto contará com dois murais sobre sustentabilidade, criados por alunos de escolas de Viseu, e com a “Rota da Consciência Ambiental”, onde os visitantes poderão aprender mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
O público mais jovem volta a ter lugar de destaque com o regresso do Mateus Fest, agendado para 29 de agosto. Na sua segunda edição, o festival contará com atuações de Van Zee, Lon3r Johny e ProfJam, entre outros nomes a anunciar, incluindo o cabeça de cartaz.
Para Fernando Ruas, a Feira é “um evento que cresce com a cidade e a comunidade”, destacando o seu percurso de inovação e a capacidade de se modernizar sem perder as raízes. “Viseu é a Cidade Feliz e a Feira de São Mateus é uma parte significativa dessa felicidade”, sublinha.
Já Pedro Alves, da Viseu Marca, reforça que o mote da edição é “Viseu, a cidade para se ser feliz” e sublinha o contributo da Feira para o turismo e economia da região. “Esperamos milhares de visitantes, entre portugueses, emigrantes e turistas, num evento que é já uma referência nacional”.