
A Galeria de Arte do Casino Estoril inaugura no próximo dia 26 de junho, às 18h00, a exposição “Macau: Os Últimos Dias da Administração Portuguesa”, da autoria do fotógrafo Rui Ochoa. A mostra, que documenta em imagem o fim da presença portuguesa em Macau, é promovida pela Estoril Sol e pela Fundação Jorge Álvares, com curadoria de Elisa Ochoa. A entrada é gratuita.
A exposição reúne cerca de 50 fotografias captadas por Rui Ochoa, um dos nomes mais destacados do fotojornalismo nacional e atual fotógrafo oficial do Presidente da República. As imagens foram registadas maioritariamente em dezembro de 1999, no âmbito da cobertura jornalística da transferência de soberania de Macau para a China, feita pelo jornal Expresso.
Ochoa documenta momentos históricos como a assinatura da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre Macau (Pequim, 1987), a última reunião do Governo Português no território, a derradeira sessão da Assembleia Legislativa sob administração portuguesa, o encontro de despedida entre o último Governador e o clero local, e a solene cerimónia do arriar da bandeira portuguesa e hastear da bandeira chinesa, a 19 de dezembro de 1999.
Mais do que um registo documental, esta exposição constitui um poderoso testemunho visual do encerramento de quase cinco séculos de administração portuguesa e do nascimento da Região Administrativa Especial de Macau.
A Fundação Jorge Álvares, que já acolhera a mostra no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, sublinha o seu valor histórico e cultural. O forte interesse do público e de diversas figuras ligadas a Macau impulsionou a continuidade da exposição, agora acolhida pela Estoril Sol.
Com esta nova apresentação, Rui Ochoa oferece ao público a oportunidade de revisitar um momento marcante da história contemporânea, através de imagens que preservam aquilo que os olhos viram — e que a memória coletiva não deve esquecer.
Artigo relacionado: