Rally Serras de Fafe – O primeiro dia

Jorge Cunha

A prova é marcada pelos regressos do Bi-Campeão Mundial de Produção, Armindo Araújo; pelo regresso do Campeão Nacional, José Pedro Fontes e do veterano José Carlos Macedo.

Alinham 86 equipas, divididas pela Taça de Ralis Norte (16 participantes), Campeonato Norte de Ralis (32 participantes) e Campeonato de Portugal de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis e Taça da Europa de Ralis (38 participantes). De realçar a participação de 21 R5´s, os automóveis mais competitivos do panorama europeu.

  •  Lameirinha 1

Ricardo Moura e António Costa (Ford Fiesta R5) começaram com o andamento habitual nesta prova, ou seja a disputar o primeiro posto e a assinar o melhor tempo, com 10m 13,90s, o que corresponde a uma média de 87,5 Km/h e bateram Miguel Barbosa e Hugo Magalhães (Skoda Fábia R5) por 1,1 segundos.

Pedro Meireles e Mário Castro (Skoda Fábia R5) foram terceiros, a 9,50s e “seguraram” Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai i20 R5), por duas décimas de segundo. Ricardo Teodósio e José Teixeira (Ford Fiesta R5), encerraram o grupo dos cinco da frente.

Carlos Vieira e Jorge Carvalho, ficaram sem pressão de gasolina no Hyundai i20 e desceram até ao Confurco com o carro desligado, o que os fez perder algum tempo.

Pedro Antunes e Jorge Gonçalves (Peugeot 208 R2) fazem o 15º tempo da geral, com 11m 07.10s e foram os mais rápidos das duas rodas motrizes.

Desistências

Elias Barros e Paulo Silva tiveram uma aterragem violenta após o segundo salto, o que motivou a desistência.

José Carlos Macedo e Luís Lisboa (Ford Fiesta R5) capotaram o carro ficou na estrada, numa zona estreita no meio da classificativa motivou a interrupção da prova.

Ruben Moura e Jorge Carvalhosa (Peugeot 208 R2) saíram de estrada após o segundo salto.

  • Luílhas 1

Miguel Barbosa e Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5) bateram Ricardo Moura e António Costa (Ford Fiesta R5) por 4,8 segundos e passaram para a frente do rali, com uma vantagem de 3,70 segundos.

Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai i20 R5) fizeram o terceiro tempo, passando a ocupar igual posição na classificação geral, a 23,90 segundos dos líderes, mas por sua vez, com uma vantagem de 30 centésimas sobre Pedro Meireles e Mário Castro (Skoda Fabia R5).

O Campeão Nacional em título, Carlos Vieira, navegado por Jorge Carvalho (Hyundai i20 R5), capotou, perdeu tempo, mas pode retomar o andamento. Após a classificativa estavam em oitavos da geral.

Ricardo Teodósio e José Teixeira (Ford Fiesta R5) saíram de estrada e desisitiram.

Carlos Vieira após as duas primeiras classificativas referiu “na primeira classificativa nos ficamos sem pressão de gasolina e perdemos muito tempo na zona do Confurco… tivemos que descer tudo com o carro desligado. Depois lá em baixo, fizemos um resert e o carro voltou a pegar. Arrancamos e em Luinhas acabamos por capotar no ultimo gancho à direita e tivemos que esperar por gente, puseram-nos direitos e nós arrancamos… Pronto estamos a 56s, ainda é bom!”

  • Lameirinha 2

Ricardo Moura e António Costa (Ford Fiesta R5) ganharam a classificativa, com uma vantagem de 7,10 segundos sobre Miguel Barbosa e Hugo Magalhães (Skoda Fábia R5). A dupla do Ford regressou à liderança da prova, agora com uma vantagem de 3,40 segundos.

Pedro Meireles e Mário Castro (Skoda Fábia R5) fizeram o terceiro tempo, cederam 10,40 segundos para os homens da frente. Ficavam a 30,90 segundos do primeiro posto nas contas da geral.

José Pedro Fontes e Paulo Babo (Citroen DS3 R5) assinaram o quarto tempo, à frente de João Barros e Jorge Henriques (Ford Fiesta R5) e reduziram a diferença para os homens do Ford, para 7,20 segundos.

Carlos Vieira e Jorge Carvalho estão definitivamente em maré de azar. Furaram e os 56,70 segundos perdidos para os primeiros são disso exemplo.