A grossista e especialista em produtos alimentares METRO (da qual a Makro Portugal faz parte), bem como a retalhista americana, Target, uniram forças para tornar este propósito possível. Tendo por base o sucesso da sua colaboração próxima com a Techstars, a METRO e a Target uniram-se para personalizar o seu programa de conteúdos e investir em start-ups. O METRO Target Retail Accelerator certificado pela Techstars terá lugar em Berlim e Minneapolis, sendo que todas as 10 start-ups passarão um total de 3 meses nas duas cidades. Durante este período, as start-ups serão orientadas por especialistas selecionados de um grupo de centenas de mentores. Irão receber financiamento até cerca de 120.000 dólares cada, bem como apoio da METRO e da Target em áreas como gestão, network e especialização na indústria. O recrutamento está agora aberto para o seu primeiro accelerator conjunto em www.metro-target-accelerator.com. O programa de 14 semanas terá início no princípio de maio de 2019, encerrando com um dia de demonstrações (Demo Day) em agosto, em Minneapolis, altura em que os empreendedores farão a apresentação dos seus negócios à Target, METRO e Techstars, bem como à comunidade local de start-ups e potenciais investidores.
Com o novo METRO Target Retail Accelerator certificado pela Techstars com sede nos EUA e na Alemanha, as start-ups têm acesso único à indústria grossista e retalhista entre continentes. Esta estrutura permitirá às start-ups conectarem-se com uma rede global de especialistas, investidores, clientes e alumni accelerator de ambas as empresas, bem como da Techstars.
“As nossas duas empresas estão a unir-se para ter um programa com uma característica única: dar acesso a executivos e a uma network de duas das maiores empresas no mercado grossista e retalhista,” comenta Hansjoerg Sage, Co General Manager of Hospitality Digital, uma empresa filiada da METRO que administra os programas Accelerator da empresa grossista. “O feedback de start-ups de programas Accelerator anteriores mostrou-nos o quão valioso é ter a oportunidade de experimentarem as suas soluções nas operações do dia-a-dia e implementá-las no caso de serem bem-sucedidas. Com este esforço conjunto, continuamos a desenvolver este valor acrescentado. Apontamos no sentido de criar uma ponte entre inovação e implementação ao atrair e investir em start-ups que têm produtos “live” e primeiras receitas. Em termos gerais, acreditamos que este novo programa irá contribuir para catalisar a evolução do setor grossista e de retalho.”
“O portefólio da Target em programas accelerator permite-nos testar um vasto conjunto de inovações externas que podem diferenciar e reforçar ainda mais a experiência de cliente,” comenta Minsok Pak, Vice-Presidente Executivo da Target, Chief Strategy and Innovation Officer. “A parceria com a METRO não só expande o nosso alcance a nível global no sentido de trazer novas ideias para a Target, como ainda ajuda as start-ups a perceberem como crescer.”
“Procuramos modelos de negócio globais que possam ser aplicados a todos os segmentos da cadeia de valor grossista e retalhista, dos bastidores à interação presencial com o cliente, e tudo o que está no entretanto,” refere Garan Goodman, que recentemente assumiu a posição de Managing Director do METRO Target Retail Accelerator. Goodman é um empreendedor bem-sucedido e responsável pelo investimento em start-ups com empresas internacionais e várias equipas que geraram roundsmultimilionários. “O programa foca-se em factos vitais para qualquer start-up que queira testar o seu produto e ganhar novos fluxos: investimento, gestão e crescimento internacional.”
As candidaturas podem ser realizadas em www.metro-target-accelerator.com e encerram a 24 de fevereiro. O programa tem início em maio de 2019 e estará concluído em agosto com um dia de demonstração em Minneapolis para apresentar o progresso de cada start-up.