Mazda CX-3 2017 – os novos argumentos

Assumindo a nova filosofia integralmente orientada para o condutor e seus passageiros, segundo a máxima “Drive Together” de total exploração do prazer de condução, o Mazda CX-3 2017 apresenta-se aos consumidores como a segunda novidade do presente ano. Registando um sucesso absoluto no muito disputado segmento B, modelo que no ano passado representou 48,5% do total de vendas da Mazda no nosso país, este crossover de características urbanas eleva agora a fasquia, assumindo uma personalidade que estimula o espírito e o corpo.

A sua geração 2017 foi concebida com o objetivo de melhoria dos seus já conceituados pontos fortes, elevando-se a qualidade e levando-se ainda mais longe a liberdade de movimentos e adaptabilidade que ligaram o modelo a já tantos condutores portugueses. Esta geração regista uma significativa melhoria em comportamento dinâmico e no conforto, fruto da adoção do G-Vectoring Control (GVC), como equipamento de série, ao mesmo tempo que vê alargados os limites de segurança fruto do enriquecido i-ACTIVSENSE, outra tecnologia de ponta que proporciona maior confiança aos seus passageiros.

Registam-se também melhorias ao nível da insonorização, nomeadamente pelas técnicas especiais que suprimem o ruído do motor diesel, sendo que a gama 2017 do Mazda CX-3 volta a adotar, em exclusivo, o bloco diesel de baixas emissões SKYACTIV-D 1.5 de 105 cv, associando-lhe uma flexibilidade de escolha ao nível da caixa de velocidades (manual ou automática) e no tipo de tração (dianteira ou com o sistema inteligente i-ACTIV AWD).

No que se refere ao interior, o habitáculo beneficia do design centrado nas pessoas, baseado na pesquisa exaustiva da Mazda, evoluindo ainda mais o fator Jinba Ittai, colocando todos os ocupantes em simbiose com o veículo. Praticamente inalterado, o exterior do CX-3 que foi finalista do “World Car Design of the Year 2016” (prémio conquistado pelo Mazda MX-5) continua a ser uma rosa num segmento de malmequeres.

Para muitos, tem sido este amor à primeira vista pela Mazda que tem criado a apetência pelos SUV do segmento B. Agora, a fasquia eleva-se mais alguns pontos com uma verdadeira melhoria desta Geração 2017 do Mazda CX-3.

 

A gama 2017 Mazda CX-3 em Portugal

Com uma maturidade mais sofisticada, fruto da evolução operada quer no domínio da eficiência da Tecnologia SKYACTIV e no âmbito do multipremiado design KODO, a geração 2017 do Mazda CX-3 reforça-se de argumentos de modo a assegurar a continuidade do seu protagonismo no mercado nacional, alargando o fosso face aos seus principais concorrentes ao nível do cada vez mais concorrido segmento B-SUV. À semelhança de outras propostas da gama, esta nova geração afirma-se na premissa de mais conteúdos por menos preço.

Em termos de gama, são mantidos os níveis Evolve e Excellence que podem ser complementados, caso a caso, com diferentes pacotes de conteúdos:

– Pack HS – High Safety (inclui: sensores de estacionamento traseiros, LDW – aviso de transposição de faixa, sensores de luminosidade e de chuva e  

                  vidros traseiros escurecidos),

– Pack IT – High Technology (inclui: BSM – sistema de monitorização de ângulo morto, HBC – controlo automático de máximos, AFSL – faróis

                adaptativos, MRCC – cruise control com radar),

– Pack Leather (inclui: estofos em pele e alcantara, aquecimento dos bancos dianteiros; em preto ou branco),

– Pack Navi (sistema de navegação),

– acresce a possibilidade de poder optar por uma das cores metalizadas, da palete de 9 tons da gama: os novos Eternal Blue e Machine Grey, a que acrescem o Azul Crystal, Branco, Branco Pérola, Cinza Ceramic, Preto, Titanium Flash e Vermelho Soul.

 

Decorrente do nível de equipamento escolhido, com e sem os packs adicionais, bem como da opção entre a tracção 2WD ou iAWD ou da caixa manual ou automática, o leque de preços do Mazda CX-3 2017 inicia-se nos 23.693 euros (PVP, não inclui despesas de legalização) da variante Mazda CX-3 2WD 1.5 SKYACTIV-D (105 cv) Evolve, com pintura sólida, até aos 34.612 euros (PVP, não inclui despesas de legalização) do Mazda CX-3 AWD 1.5 SKYACTIV-D (105 cv) AT Excellence HT Leather White Navi com Pintura Metalizada. As cores Machine Grey e Vernelho Soul têm um custo adicional de 150 euros.

 

Nova versão “Special Edition” do Mazda CX-3 2017

Como novidade na gama saliente-se a introdução de uma variante denominada “Special Edition”. Está apenas disponível para a variante 2WD de caixa manual e é construída a partir do nível Excellence, que se vê complementado com os seguintes conteúdos: Pack HT, estofos em pele Leather Brown, jantes de 18 polegadas na cor Bright Silver, banco do condutor com regulação eléctrica, memória e ADD – Active Driving Display. Esta versão está apenas disponível em 4 cores: Branco Pérola, Preto, Machine Grey e Cinza Ceramic.

Quanto a preços, o Mazda CX-3 2WD 1.5 SKYACTIV-D (105 cv) Special Edition, com pintura sólida, custará 28.713 euros (PVP, não inclui despesas de legalização), ou 29.115 euros (PVP, não inclui despesas de legalização) se equipado com o Pack Navi passará. Se especificados com pintura metalizada, a estes valores acrescem 400 euros (ou 550 euros se encomendado na nova cor Machine Grey).

 

O MAZDA CX-3 2017 EM SÍNTESE

INTERIOR E EXTERIOR

A Mazda recorreu à sua filosofia centrada no ser humano para evoluir o Mazda CX-3 para esta Geração 2017, elevando a experiência do recente SUV do segmento B, em particular no habitáculo.

  • O interior mais requintado aumenta a qualidade e a funcionalidade, em especial quando o seu uso interfere diretamente com os nossos sentidos
  • O novo volante, com uma almofada central mais pequena numa forma mais atraente e com mais detalhes:

­   Comandos horizontais estão agora agrupados de cada lado da almofada central do volante para mais simples utilização

  • Banco elétrico para o condutor com 10 regulações (Disponibilidade de acordo com o nível de equipamento) e memória para múltiplas posições, bem como as correspondentes afinações do ecrã Active Driving (ângulo, brilho e conteúdo)
  • O Active Driving Display é agora a cores em vez de monocromático, com maior definição, brilho e contraste (por exemplo, alertas em vermelho e âmbar)
  • Os ecrãs LCD no painel de instrumentos também contam com contraste mais elevado e permitem maior ângulo de visualização
  • O sistema MZD Connect para smartphones garante uma conectividade móvel segura
  • Retrovisores exteriores com recolhimento automático (Disponibilidade de acordo com o nível de equipamento)
  • A selecção de nove cores exteriores (Disponibilidade de acordo com o nível de equipamento) junta as Machine Grey, Branco Pérola e Eternal Blue às já existentes Vermelho Soul, Cinza Ceramic, Titanium Flash, Preto, Branco e Azul Crystal

 

 CHASSIS E CARROÇARIA

A SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS é a nova geração da tecnologia da Mazda no controlo da dinâmica dos veículos, proporcionando um controlo integrado dos motores, transmissões, chassis e carroçarias SKYACTIV.   

  • Chega ao CX-3 sob a forma do G-Vectoring Control (GVC), sistema baseado num software inteligente que faz parte do equipamento de série. O GVC ajusta em permanência o binário do motor em função do movimento da direção para otimizar a carga vertical em cada roda: 

         – melhorando a tração e a agilidade do veículo na entrada de uma curva ao colocar, imperceptivelmente, mais carga nas rodas dianteiras, para depois a transferir para as rodas traseiras, para aumentar a estabilidade num ângulo constante da direção

­         – garantindo um comportamento suave e eficiente do veículo de acordo com as intenções do condutor, para uma experiência agradável e que inspira confiança

  •  Várias melhorias na suspensão e direção para uma condução mais suave e refinada, incluindo:

­           – amortecedores e casquilhos da barra de torsão do eixo traseiro revistos para maior estabilidade

­           – otimização do controlo do sistema de assistência elétrica da direção, melhorando tanto a resposta da direção em curva como a estabilidade em linha reta

  • As versões de tração integral contam com o intuitivo e totalmente automático sistema da Mazda i-ACTIV AWD
  • Redução dos ruídos aerodinâmicos pelo enchimento dos espaços nas portas dianteiras, uso de tampas maiores nos orifícios das portas, aumentando a espessura do vidro traseiro (de 2,8 para 3,1 mm) e acrescentando mais material de absorção sonora no forro do portão traseiro

 

 MOTOR SKYACTIV-D 1.5

Motores diesel que cumprem a norma Euro 6 são propostos com a opção entre uma caixa manual SKYACTIV-MT ou automática SKYACTIV-Drive, bem como entre o sistema adaptável e inteligente de tração integral i-AWD ou o mais económico de tração dianteira (FWD). Todos estão equipados de série com i-stop, o sistema start-stop que proporciona um dos rearranques mais rápidos do mundo.

  • relação de compressão 14.8:1, excecionalmente baixa para um diesel, equipado com uma câmara de combustão desenhada para um aumento de eficiência e um sistema de injeção de combustível de alta precisão ajustado para gerar elevado binário: 77 kW/105 CV às 4000 rpm e 270 Nm às 1600-2500 rpm (Para dados detalhados de consumos de combustível e emissões de CO2, , sff, consulte as Especificações Técnicas)
  • turbocompressor compacto e eficaz com turbina de geometria variável, debita elevada potência com excecional economia de combustível
  • Agora com três novos sistemas concebidos pela Mazda para um funcionamento mais suave e mais reativo:

­          – DE Boost Control de alta precisão para mais rápida resposta ao acelerador

­          – Natural Sound Smoother para suprimir o ruído do diesel na gama dos 3,5 kHz, a mais incomodativa para os ocupantes do veículo

­          – Natural Sound Frequency Control que neutraliza vibrações críticas nos diesel, noutras gamas de frequências

 

SEGURANÇA

A Mazda Proactive Safety pretende maximizar a diversidade de situações em que o condutor pode operar em segurança o veículo, minimizando os riscos de um acidente. Fá-lo através do i-ACTIVSENSE, a avançada tecnologia de segurança que utiliza radar e câmaras para detetar obstáculos e prevenir colisões. No caso em que ocorrer, o SKYACTIV-Body protege os ocupantes e peões graças a estruturas pensadas para absorver a energia do impacto e dirigi-la em torno e para longe do habitáculo. O i-ACTIVSENSE (Disponibilidade de acordo com o nível de equipamento) inclui:

 

  • Adaptive LED Headlights (ALH) utiliza um conjunto de 11 pontos de LED que podem ser ligados ou apagados de forma independente, evitando encandear a visão de outros automobilistas enquanto mantém uma soberba visibilidade. Também conta com faróis de berma de largo feixe, iluminando a área para os lados do veículo, modo de auto-estrada que aumenta o alcance dos faróis e máximos sem efeito de brilho
  • Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS) deteta os veículos à frente e atrás do modelo. A nova câmara frontal de deteção, que substitui a da anterior geração de laser infravermelho, consegue também detetar peões. O Advanced SCBS aciona automaticamente os travões para evitar colisões entre os 4 e os 80 km/h a andar para a frente (em vez de 4 a 30 km/h) ou entre 2 e 8 km/h em marcha-atrás, utilizando os sensores de ultra-som no pára-choques traseiro
  • Smart Brake Support (SBS) deteta veículos e obstáculos à frente do carro utilizando a referida câmara, em combinação com um radar de onda milimétrica, emitindo um alarme sonoro até aos 200 km/h e acionando os travões em caso de necessidade, operando agora até aos 160 km/h, em vez dos anteriores 145 km/h
  • Traffic Sign Recognition (TSR) identifica sinais de limites de velocidade e de sentido proibido, exibindo-os no Active Driving Display e alertando o condutor, por exemplo, em caso de excesso de velocidade
  • Driver Attention Alert (DAA) utiliza um número de variáveis como o ângulo do volante, a velocidade do veículo e informação da câmara de deteção para monitorizar o grau de fadiga do condutor, podendo sugerir uma paragem para repouso; funciona acima dos 65 km/h
  • Mantém tecnologias previamente utilizadas, incluindo o Mazda Radar Cruise Control (MRCC), Blind Spot Monitor­ing (BSM) com Rear Cross Traffic Alert (RCTA) e Lane Departure Warning System (LDWS)