EDP Meia Maratona de Lisboa – superadas todas as expectativas


“Não é possível crescer mais”, a estrada “começa a ser cada vez mais pequena” para tantos milhares de pessoas que correm nesta prova”, afirmou Carlos Móia – Presidente do Maratona Clube de Portugal – ontem (17) em conferência de imprensa.

A prova que irá atravessar a Ponte 25 de Abril, tem inscritas 35 mil pessoas de 64 países diferentes. Tão elevado número de participantes leva Carlos Moia a acreditar que por razões de segurança da Ponte 25 de Abril vai ser difícil bater este recorde.

A 27ª edição, de uma das mais emblemáticas provas da distância a nível mundial, irá contar com a presença de várias estrelas do atletismo, incluindo atletas olímpicos. No setor feminino marcam presença, entre outras, a queniana Vivian Cheruiyot, as etíopes Mare Dibaba e Ruti Aga e as atletas nacionais Sara Moreira, Dulce Félix e Jéssica Augusto. No setor masculino estarão presentes atletas como o eritreu Nguse Amloson  e os atletas nacionais Hermano Ferreira, José Moreira, Ricardo Ribas e Rui Teixeira

A prova realiza-se no próximo domingo, sendo as partidas de Oeiras (Estação de comboios de Algés) para os atletas de elite, e de Almada (Portagens da Ponte 25 de Abril) para os restantes participantes.

Condicionamentos de trânsito

Haverá condicionamentos de trânsito em diversas artérias de Lisboa, nomeadamente nas freguesias de Belém, Alcântara, Estrela, Misericórdia e Santa Maria Maior, designadamente:

Até dia 20

Entre as 7h00 do dia 15 e as 17h00 do dia 20 – Interrupção total da circulação no arruamento largo fronteiro ao Mosteiro dos Jerónimos.

A partir da 1h00 de dia 18 (sábado), até às 15h00 do dia 19 – interrupção total da circulação no arruamento sul da Praça do Império, paralelo à Avenida da Índia.

Dia 18 (sábado)

Corrida Vitalis – Interrupção da circulação na Avenida da Índia entre a Praça D. Manuel I e Belém, do acesso ao viaduto de Pedrouços pela Rua Fernão Mendes Pinto e da Praça do Império, a partir das 9h30. Mantém-se a circulação sobre o viaduto de Pedrouços no sentido Avenida Brasília / Algés.

Passeio Avós e Netos – Interrupção total da circulação na Avenida da Índia e dos acessos ao viaduto de Alcântara e ao viaduto da Avenida Infante Santo, até passar a prova; interrupção dos acessos à Estação Fluvial de Belém, Vela Latina, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos.

EDP Mini Campeões – Mantém-se os condicionamentos na parte da tarde na zona da Estação Fluvial, com concentração da prova no Terreiro das Missas cerca das 16h00; condicionamento parcial da Avenida Brasília, sem interrupção total da circulação.

Dia 19 (domingo)

Interrupção total dos acessos à Ponte 25 de Abril a partir das 9h15 e das vias na zona do percurso da prova às 9h30. É garantida a circulação viária no Cais do Sodré, o trânsito na Avenida Infante Dom Henrique junto ao Campo das Cebolas é desviado para a Rua do Arsenal, as artérias indicadas nos percursos ficarão interrompidas à circulação durante o tempo das provas e serão reabertas logo que estejam reunidas as condições de segurança, a Avenida da Índia mantém-se encerrada à circulação até às 17h30.