“Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism”, o compromisso de Portugal em liderar o turismo do futuro

Turismo de Portugal lança campanha "Visit Portugal. It's not tourism. It's futourism" e reforça o compromisso de liderar o turismo do futuro

Turismo Portugal
"Visit Portugal. It's not tourism. It's futourism", o compromisso de Portugal em liderar o turismo do futuro - ®DR (frame do filme da campanha)

Para celebrar a chegada do Novo Ano e inspirar quem visita Portugal, foi lançada, em meios online internacionais, no dia 31 de dezembro uma nova campanha de promoção do turismo, operacionalizada pelo Turismo de Portugal, que propõe 12 resoluções de Ano Novo para o turista do futuro. Mais do que uma campanha é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades.

Por essa razão, 2023 fecha com 12 Resoluções de Ano Novo para o turista do futuro e 2024 abre com o filme “Futourism”, em 5 idiomas, com a nova assinatura “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism.” São 12 compromissos para mobilizar e inspirar as pessoas a assumirem um papel ativo nas mudanças que se impõem no turismo, em Portugal e no mundo.

A campanha utiliza imagens que, simultaneamente, remetem para expressões portuguesas, mas com uma abordagem universal, nas quais são apostos as 12 resoluções para o turista do futuro:

1. Não é não estar envolvido. É estar comprometido. 

2. Não é virtual. É real.

3. Não é nosso. É seu.

4. Não é padronizado. É único.

5. Não é global. É local.

6. Não é uma onda. É um oceano.

7. Não é cinzento. É verde.

8. Não é impetuoso. É humilde.

9. Não é moda. É tendência.

10. Não é desatento. É consciente.

11. Não é apressado. É imersivo.

12. Não é artificial. É humano.

A campanha é dirigida aos mercados interno e externo, com destaque para os mercados prioritários da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal, sendo veiculada através dos meios digitais mais relevantes e usando uma variedade de formatos de vídeo de grande impacto, incluindo pela primeira vez o TikTok e Connected TV. Fica assim assegurada uma comunicação omnicanal, alcançando o público de maneira consistente e coerentes através de múltiplos pontos de contacto.

Sem prejuízo de outras campanhas que serão desenvolvidas ao longo do ano – e após um ano record do turismo nacional – esta é a primeira campanha de 2024, a qual coloca a sustentabilidade e a autenticidade no centro da estratégia de promoção.

Ancorada na Estratégia de Turismo 2027, que pretende colocar Portugal na liderança do turismo do futuro, esta campanha convoca à participação de todos – destinos, organizações e turistas – na construção de um turismo mais inclusivo, sustentável e responsável. Mas também convoca cada pessoa a adotar uma nova forma de viajar, a viver por dentro o que visita, a mergulhar de alma e coração nos locais e tradições, a procurar menos padronização e mais humanidade, conscientes que residentes e viajantes fazem parte do mesmo propósito.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, presente na apresentação da campanha relembra que “o turismo tem um papel importante a desempenhar na sociedade, devendo contribuir para garantir que as gerações futuras possam usufruir dos ativos que nos distinguem como destino turístico. Portugal tem como desafio crescer bem, em todo o território, e ao longo de todo o ano, mas de uma forma sustentável, autêntica e genuína, gerando valor para os territórios e para as pessoas”.

Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, sublinhou que “depois do melhor ano de sempre no setor do Turismo em Portugal, é altura de convidar os turistas a serem parte ativa na construção de um turismo de futuro que implica um maior equilíbrio entre viajantes e residentes, entre territórios do litoral e do interior, entre o turismo, a cultura e a natureza”.

Durante a sessão foi apresentado o balanço de 2023, que demonstra ter sido o melhor ano de sempre, em todos os indicadores: dormidas, hospedes e receitas. De acordo com os dados apurados até novembro de 2023, foram registados mais de 73 milhões de dormidas e 23,7 mil milhões € de receitas, correspondendo a aumentos de 9,7% e 37,6%, respetivamente, face a 2019. Estes dados demonstram terem sido superadas todas as expectativas e atingidos os melhores resultados turísticos de sempre em Portugal.

Por último, foram ainda apresentados pelo Secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, os desafios para 2024, que pressupõem a necessidade de valorização dos profissionais do turismo, o apoio às empresas para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentado e equilibrado do turismo e dos territórios. Importa que em 2024 seja consolidado o compromisso de fazer turismo, valorizando o ambiente e com as pessoas e que, por isso, é capaz de gerar benefícios duradouros para o ambiente e para as gerações vindouras.

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