A Turismo Centro de Portugal homenageou, esta terça-feira, seis personalidades e instituições pelo seu valioso contributo para o desenvolvimento e notoriedade do setor do turismo na região Centro de Portugal.
A homenagem aconteceu durante o Jantar Oficial “Vê Portugal”, que teve lugar na Quinta do Páteo, Torres Vedras, num dos momentos altos do 10.º Fórum de Turismo Interno, que decorre nesta cidade até hoje, 5 de junho. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Após os discursos de boas-vindas, por parte de Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, foram revelados os homenageados, que receberam as distinções por parte da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal e do Secretário de Estado do Turismo.
Os homenageados foram:
– Personalidade: Pedro Machado, pelo seu “incomensurável e inestimável contributo para o desenvolvimento do turismo no Centro de Portugal e para o setor turístico nacional, como um todo”. Pedro Machado presidiu à Entidade Regional Turismo Centro de Portugal entre 2006 e 2023. Em 2017 assumiu também a presidência da Agência Regional de Promoção Turística. É, desde abril de 2024, Secretário de Estado do Turismo do XXIV Governo Constitucional.
– Sustentabilidade: Moinho do Maneio. O Moinho do Maneio é uma antiga aldeia, totalmente recuperada, onde cada pormenor foi pensado ao detalhe. Todas as casas são do mais genuíno e tradicional da região – paredes de xisto, vigas de madeira expostas, e uma decoração de estilo rústico, proporcionando uma atmosfera romântica e naturalista. Sem rede de telemóvel ou televisão, esta é uma oportunidade para viver a natureza, longe de tecnologias e do barulho das grandes cidades.
– Turismo e Serviços (Hotelaria): H2otel Congress & SPA. Situado no sopé da Serra da Estrela, o hotel de quatro estrelas foi construído de raiz a pensar no conceito de hotel de montanha. Integrado na paisagem, tem um total de 90 quartos, com uma deslumbrante paisagem sobre o vale glaciar da Alforfa, na vertente sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela. Considerado o primeiro Mountain Spa do país, o spa Aquadome está dividido em quatro áreas e tem cascatas, formações rochosas, pontes e jatos de água, entre outros atrativos.
– Turismo e Serviços (Restauração): Restaurante 3 Pipos. O 3 Pipos é um restaurante típico situado em Tondela, a 18 Km da Serra do Caramulo e a 20 Km de Viseu. Valorizado pela qualidade e variedade de comida servida, representa a gastronomia regional da Beira Alta. Reunindo um ambiente rústico e acolhedor, aqui pode usufruir-se de um ambiente favorável à boa mesa portuguesa.
– Marca: Fátima. Fátima é uma marca importantíssima no nosso país, com grande reconhecimento, a nível nacional e internacional. A mesmo tempo, é um dos destinos religiosos mais conhecidos do mundo.
– Evento: Carnaval de Torres Vedras. Assinalaram-se, em 2023, os 100 anos do Carnaval de Torres Vedras, uma festividade que os torrienses reconhecem como fazendo parte integrante do seu património cultural. Trata-se de uma manifestação cultural protagonizada por toda a comunidade, transmitida e recriada de geração em geração, independentemente da proveniência geográfica, de género ou de idade, fortemente enraizada no seu referencial identitário.
Prémios José Manuel Alves e prémios de teses académicas
No decorrer do Jantar Oficial foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro. Os prémios recebem o nome do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, numa homenagem ao homem que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.
O júri final desta nona edição premiou os seguintes projetos: 1.º classificado – “Caminho de Cabras” (João Martins e India Guest); 2.º classificado – “Taverna Antiqua – Aldeia Medieval” (Taverna Antiqua, lda Menestrel); 3.º classificado – “Brickopolis” (Parque dos Dinossauros da Lourinhã).
O Concurso de Teses Académicas – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.
Este ano, o júri final da oitava edição do concurso, distinguiu as seguintes Teses: Doutoramento – “Economia Circular na Indústria Hoteleira Portuguesa” (Berta José Fernandes Costa); Mestrado – “Competitividade dos Destinos Turísticos: A Perspetiva dos Municípios da Região Centro de Portugal” (Mariana Ribeiro Vieira).
A 10.ª edição do Fórum Vê Portugal termina hoje, em Torres Vedras.
Artigo Relacionado
Acessibilidades e autonomia, em destaque no Fórum Turismo Interno, Vê Portugal