A 9ª edição do World Class Portugal está perto do fim e os finalistas preparam-se para o desafio final, que se irá realizar no dia 19 de junho no Altis Belém, data em que o país e o mundo (da coquetelaria) ficará a conhecer quem é o melhor bartender nacional, que irá representar o nosso país na Final Global do World Class 2024 em Xangai, em setembro.
O World Class, projeto desenvolvido pela Diageo, com vista a promover uma melhor oferta de F&B (food and beverage) em bares e restaurantes, valorizando o mundo do bar e inspirar os bartenders de todo o mundo é, além de uma saudável competição, uma plataforma de partilha e aprendizagem, que desafia todos os participantes, e premeia o melhor entre os melhores.
A edição deste ano do World Class Portugal, a decorrer desde o início de março, chegou agora à sua semifinal, na qual foram apurados os criadores dos seis melhores cocktails, os seis finalistas* que irão disputar o título de melhor bartender português. Foi no passado dia 29 de maio que os 12 semifinalistas, selecionados de uma lista de dezenas de participantes, estiveram à prova, participando nos “Challenges” propostos pela Diageo, e mostrando a sua criatividade, conhecimento e capacidade de inovação.
Dedicada ao elemento “ÁGUA”, a edição deste ano, a exemplo das edições anteriores, volta a destacar um dos quatro elementos da natureza, trazendo de volta o tema da sustentabilidade. A água, como recurso fundamental à vida, e tão presente nos principais componentes do universo dos cocktails, desde o gelo à água de diversos preparados, não esquecendo a sua utilização nos mais variados processos, tem sido o grande desafio para os participantes.
Durante o dia da final, os finalistas irão competir pelo ambicionado título apresentando as suas melhores propostas, ao longo de três “Challenges”. A avaliação destes desafios, e a escolha do grande vencedor, será realizada por um júri composto por profissionais de referência do setor em Portugal, e alguns convidados internacionais. Além desta distinção, o melhor bartender de Portugal 2024 terá ainda a oportunidade de representar Portugal na Final Global do World Class 2024, em Xangai, na China, no mês de setembro.
“Temos assistido a agradáveis surpresas, quer a nível técnico, quer criativo, e mesmo de inovação. E agora que estamos a caminho da final, é bom ver todo o empenho dos participantes, o seu interesse em aprender mais, e a perceção geral de que este é um setor em crescimento, e que a sua ligação à gastronomia é cada vez mais uma realidade, que a Diageo tem vindo a apoiar, numa perspetiva de acompanhar a evolução, criar tendências, e potenciar o consumo de cocktails, o que acaba por ser alavancado pela qualidade, diversidade e até irreverência de algumas das propostas que hoje chegam às cartas de bar”, refere Honório Oliveira, Reserve Brand Ambassador do World Class da Diageo em Portugal.
Com o objetivo de promover a formação e o desenvolvimento de novas competências, esta iniciativa que apela à criatividade dos profissionais de cocktails e destilados premium, tem vindo a potenciar, cada vez mais, a crescente interligação entre o mundo do bar e da gastronomia, estimulando o hábito de consumo de cocktails junto do público geral.
*Finalistas:
César Bolas – Casa do Gadanha, Estremoz
Fernando Sousa – The Royal Cocktail Club, Porto
Filipe Sustelo – The Argo, Vilamoura
Hélder Magalhães – Vinha Boutique Hotel, Gaia
Miguel Sul – Torto, Porto
Rui Pereira – Cerqueira’s, Viana do Castelo
A avaliar a performance dos candidatos estará um júri composto por referências do setor em Portugal e alguns convidados internacionais, como é o caso de Jenna Ba, global brand ambassador do gin Tanqueray No.Ten.