A The Wine House, escola de vinho sediada em Coimbra desde 2020, da Wine Educator Sara Matos, é agora a casa onde passam a estar disponíveis os níveis 1 e 2 de Certificação em Cerveja da prestigiada entidade britânica Wine & Spirit Education Trust. Estes cursos serão dados pelo WSET Certified Beer Educator, Gonçalo Faustino, o fundador e mestre cervejeiro da aclamada cerveja artesanal Maldita. As datas dos primeiros cursos já foram lançadas e terão lugar na sede da The Wine House: a Qualificação de Nível 1 em Cerveja WSET decorrerá a 30 de Novembro, e o nível 2 acontecerá em 2025, de 23 a 25 de Maio. As inscrições abrirão brevemente, mas o interesse pelos mesmos pode ser manifestado já, enviando um email para a escola.
Nestes quase 5 anos de existência, a The Wine House “tem sido um local de encontro e aprendizagem” para profissionais e entusiastas do vinho. Neste final de ano, as novidades agora anunciadas vêm enriquecer a já grande e variada oferta de formação em torno do vinho. Desde a organização de viagens de estudo a regiões nacionais e internacionais, ao desenvolvimento de um clube de vinho, em formato de subscrição mensal e cujas escolhas de vinho são personalizadas para ir ao encontro do gosto do subscritor, passando pela criação dos próprios mapas vitivinícolas de Portugal e das suas regiões, assim como leccionando cursos de vinhos criados pela Sara Matos, fundadora da escola, e outros com a certificação internacional da WSET. “A nossa missão foi sempre a de proporcionar um ambiente familiar e profissional aos entusiastas e profissionais do vinho. É com orgulho que o iremos fazer agora também para os que gostam (ou querem gostar), trabalham (ou querem trabalhar) com cerveja”, afirma Sara Matos. Acrescenta: “ao expandir a nossa oferta de cursos, estamos não só a satisfazer a crescente procura de conhecimentos sobre esta bebida, mas também a posicionar-nos como pioneiros no ensino da cerveja, e a consolidar a nossa oferta na área do vinho a nível nacional.”
A escola acrescenta agora à sua oferta os cursos de cerveja, assegurando a certificação internacional conferida pela WSET, e garantindo que os alunos adquirem uma compreensão abrangente sobre os ingredientes, os métodos de produção, os diferentes estilos e o método de prova da cerveja. Os cursos serão, para já, lecionados em inglês.
Recentemente, Sara Matos obteve o WSET Level 4 Diploma, o nível mais alto da WSET (e que permite o acesso ao programa de Master of Wine, o título mais alto no setor), passando os 6 módulos que compõem esta certificação. “Eu já era uma WSET Certified Wine Educator, podendo leccionar os níveis 1 e 2 destes reconhecidos cursos. É com orgulho que muito em breve poderei ensinar o nível 3 destas certificações, dando mais oportunidades aos profissionais e entusiastas do vinho de alargarem a sua cultura vínica, e de verem a sua aprendizagem reconhecida internacionalmente”. As inscrições para o nível 3 estarão disponíveis no segundo semestre de 2025.