Nacional Enduro 2017 – Oito provas decidem títulos

Serão oito as provas que vão servir de cenário ao campeonato nacional de enduro na próxima temporada. Depois de um ano muito animado onde Luis Correia conseguiu o seu primeiro título na especialidade, em 2017 os pilotos das diversas classes terão um total de nove dias de pontuação, dos quais serão elegíveis os oito melhores resultados para as contas finais, num campeonato que se realizará ao longo de oito meses.

Valpaços será a única ronda com dois dias de duração numa temporada com moldes muito semelhantes em termos de classes sendo que o vencedor absoluto Elite em cada prova receberá três pontos extra, pontuação essa a ser atribuída no final de cada um dos dias no caso de Valpaços. As restantes classes seguirão os mesmos moldes de 2016 sendo que a Youth Cup será destinada a pilotos com idade máxima de 20 anos no dia 1 de Janeiro de 2017 e que utilizem motos com motor 125cc a dois-tempos.

Num ano em que se realizaram duas provas internacionais em Portugal, Europeu de Enduro em Gouveia e Mundial de Enduro em Castelo Branco, estas duas provas contarão com uma classe Open onde os pilotos lusos poderão competir com a mesma licença nacional e com uma inscrição a preço de prova nacional de dois dias.

VINTAGE É NOVIDADE
Em 2017 o campeonato irá contar com algumas novidades, entre elas um Troféu Vintage que englobado nas classes Verdes se destina a motos com ano de construção até 1999 (inclusivé) e que serão divididas em duas classes de acordo as suas motorizações. A Vintage 1 destina-se a motos com motor a dois-tempos e a Vintage 2 para motor com motor a quatro-tempos. Os pilotos que participem nesta classe terão obrigatoriamente que ter 30 anos de idade no dia 1 de Janeiro de 2017.

ENDURO CUP PARA INICIADOS
Destinada a promover a iniciação ao Enduro e onde podem participar jovens com idade máxima de 18 anos no dia 1 de Janeiro de 2017 o Troféu Enduro Cup estará mais uma vez aberto a motos com motor 50cc a dois-tempos e 125cc a quatro-tempos. Para ajudar aos iniciados a Federação de Motociclismo de Portugal irá oferecer a todos os participantes a licença desportiva e duas camisolas personalizadas que terão utilização obrigatória durante as provas e entregas de prémios. Contando com o apoio de várias entidades este Troféu verá ainda a Eni oferecer lubrificantes, o mesmo se passando com a Polisport que oferecerá equipamento de protecção para os pilotos e um ‘bike-stand’ para as motos. A AJP é outro dos parceiros da classe e além de condições de aquisição de uma 125cc oferece ainda 250 euros para serem utilizados na aquisição de peças originais da marca de Penafiel. Marcas como a Kenny, Scott e Shot facultam igualmente a aquisição de equipamento com preços especiais destinados aos pilotos deste Troféu.

CALENDÁRIO 2017

29 Janeiro – Góis 
18 e 19 Fevereiro – Valpaços
12 Março – Figueira da Foz 
2 Abril – Vila de Rei
7 Maio – Lousã
4 Junho – Régua
16 Julho – Souselas 
1 de Outubro – Águeda

PROVAS INTERNACIONAIS

29 e 30 de Abril – Europeu de Enduro (Gouveia)
21 a 23 de Julho – Mundial de Enduro (Castelo Branco)